PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES

Autores/as

  • Enedina Betânia Leite de Lucena Pires Nunes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Michelle Matilde Semigueem Lima Trombini Duarte Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Isabel Cristina Auler Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palabras clave:

Avaliação externa. Avaliação interna. SINAES.

Resumen

Este artigo reflete sobre a dimensão "Planejamento e Avaliação Institucional", abordada pela Lei 10.861/2004, que implementa o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que contribui para evidenciar a interação da avaliação interna no planejamento na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e suas atividades acadêmicas de forma a demonstrar a evolução da instituição e a busca da melhoria da qualidade. O referencial teórico possibilitou refletir sobre a avaliação e o planejamento como subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento das instituições, baseou-se em teóricos como Dias Sobrinho (2003, 2005), Gatti (2000) e Ristoff (2003) e na regulamentação da avaliação do ensino superior no Brasil, a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado em 2004; de documentos institucionais e oficiais. Trata-se de pesquisa qualitativa com análise documental e bibliográfica que demonstra que a avaliação institucional articulada ao planejamento pode ser utilizada como uma valiosa ferramenta na busca constante por melhorias e por soluções às fragilidades apontadas pelo planejamento e pela própria avaliação da instituição, podendo subsidiar a gestão na tarefa de implementar ações sustentáveis.

Biografía del autor/a

  • Enedina Betânia Leite de Lucena Pires Nunes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Administração Pública com ênfase em Gestão Universitária. Graduada em Administração e Arquitetura e Urbanismo. Administradora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
  • Michelle Matilde Semigueem Lima Trombini Duarte, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Servidora técnica-administrativa e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFT.
  • Isabel Cristina Auler Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2007. Professora Associada I da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Universitário de Palmas, Cursos de Pedagogia e Mestrados em Educação de Palmas e ProfLetras de Araguaina. Integrante do grupo de pesquisa Nepece/UFT cadastrado na plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo, linguagem e tecnologias.

Publicado

2017-01-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 373–384, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/163502. Acesso em: 19 apr. 2025.