PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES
Palabras clave:
Avaliação externa. Avaliação interna. SINAES.Resumen
Este artigo reflete sobre a dimensão "Planejamento e Avaliação Institucional", abordada pela Lei 10.861/2004, que implementa o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que contribui para evidenciar a interação da avaliação interna no planejamento na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e suas atividades acadêmicas de forma a demonstrar a evolução da instituição e a busca da melhoria da qualidade. O referencial teórico possibilitou refletir sobre a avaliação e o planejamento como subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento das instituições, baseou-se em teóricos como Dias Sobrinho (2003, 2005), Gatti (2000) e Ristoff (2003) e na regulamentação da avaliação do ensino superior no Brasil, a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado em 2004; de documentos institucionais e oficiais. Trata-se de pesquisa qualitativa com análise documental e bibliográfica que demonstra que a avaliação institucional articulada ao planejamento pode ser utilizada como uma valiosa ferramenta na busca constante por melhorias e por soluções às fragilidades apontadas pelo planejamento e pela própria avaliação da instituição, podendo subsidiar a gestão na tarefa de implementar ações sustentáveis.Descargas
Publicado
2017-01-31
Número
Sección
Artigos
Licencia
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Cómo citar
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 373–384, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/163502. Acesso em: 19 apr. 2025.