ANÁLISE DE DADOS DO ENADE e ENEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Authors

  • Priscila Silva Neves Lima Universidade Federal de Goiás - UFG
    • Ana Paula Laboissière Ambrósio Universidade Federal de Goiás - UFG
      • Deller James Ferreira Universidade Federal de Goiás - UFG
        • Jacques Duílio Brancher Universidade Estadual de Londrina - UEL

          Keywords:

          revisão sistemática da literatura, análise de dados, ENEM, ENADE

          Abstract

          No Brasil, a entidade responsável por promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Com o intuito de analisar a Educação Básica, dentre outras avaliações, o INEP aplica o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. E para avaliar a qualidade da educação superior o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. A partir das análises dos dados produzidos pela aplicação desses exames, é possível observar o desempenho tanto do estudante quanto das instituições e assim calcular indicadores de qualidade, que dentro de um contexto, oportunizarão decisões de melhorias do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com o intuito de identificar os objetivos e tipos de análises que têm sido feitas usando os dados dos exames. A revisão mostrou que as análises feitas são limitadas, geralmente usando estatística descritiva, e focam principalmente dados socioeconômicos e notas dos exames.

          Author Biographies

          • Priscila Silva Neves Lima, Universidade Federal de Goiás - UFG
            Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, com foco em Informática e Educação do Instituto de Informática da UFG.
          • Ana Paula Laboissière Ambrósio, Universidade Federal de Goiás - UFG
            Professora Titular do Instituto de Informática da UFG. Área de atuação Ensino de Computação, Pensamento Computacional e Recuperação de Informações.
          • Deller James Ferreira, Universidade Federal de Goiás - UFG
            Professora Titular do Instituto de Informática da UFG. Área de Atuação Informática e Educação.
          • Jacques Duílio Brancher, Universidade Estadual de Londrina - UEL
            Professor Adjunto IV do departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina. Área de atuação informática, educação e games.

          Published

          2018-12-21

          Issue

          Section

          Artigo

          How to Cite

          ANÁLISE DE DADOS DO ENADE e ENEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/181017. Acesso em: 14 oct. 2025.