Uma análise dos primeiros quinze anos de SINAES
dizeres e compreensões docentes
Palabras clave:
Avaliação. Regulação. Emancipação.Resumen
Este trabalho se concentra na análise de concepções de professores da Educação Superior acerca dos 15 primeiros anos de atuação do SINAES, quanto à confiabilidade do modelo e sua capacidade de atestar a qualidade educativa. A pesquisa possui finalidade exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, a partir das respostas de 280 professores de educação superior, gestores e pesquisadores educacionais, distribuídos em todas as regiões do Brasil. A ferramenta ATLAS.ti propiciou a análise quantitativa e qualitativa do perfil dos participantes e de suas interpretações. Foi possível perceber divergências significativas entre a proposta original do SINAES e sua atual instrumentalização, um maior direcionamento para o contexto regulatório e evidências de pressões corruptoras, que podem fragilizar a fidedignidade da percepção de qualidade aferida pelo modelo.
Referencias
ARIZA, Leidy. et al. Articulações metodológicas da análise textual discursiva com o ATLAS.ti: compreensões de uma comunidade aprendente. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA,4.,2015, Aracajú, Anais eletrônicos...Aracajú:Universidade de Tiradentes, 2015. Disponível em: www.atlasti.com.Acesso em: 21 set.2019.
CARDOSO, Roberta Muriel; SOBRINHO, José Dias. Avaliação e Educação no Brasil: Avanços e Retrocessos. Série Estudos–Periódico PPGE da UCDB, n.37, p. 263-273, jan.jun.2014.
DEMO, Pedro. Outra Universidade. Jundiaí: Paco Editorial. 2011.
FRIESE, Susanne. ATLAS.ti 7 user guide and reference. ATLAS.ti Scientific Software Development GmbH, Berlin, 2015.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Revista Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora:UNIJUÍ, 2016.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. A Avaliação no Ensino Superior Privado como Tecnologia Neoliberal de Regulação. Avaliação, Campinas, Sorocaba. v. 20, n. 2, p. 377-399, jul. 2015.
NUNES, Ana Karin. Universidade Comunitária e Avaliação: os Quinze Anos do PAIUNG. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.
RAVITCH, Diane. Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano: Como os Testes Padronizados e o Modelo de Mercado Ameaçam a Educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. Tradução de Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo. 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Pedagogia do Conflito. In: FREITAS, Ana Lúcia Sousa de; MORAES, Salete Campos de. Contra o Desperdício da Experiência: A Pedagogia do Conflito Revisitada. Porto Alegre: Redes Editora, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. 3ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2011. 116p.
SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 2. ed. Brasília: INEP, 2004.
SOBRINHO, José Dias. Qualidade, Avaliação: do SINAES a Índices. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 817-825, nov. 2008.
WALTER, Silvana Anita; BACH, Tatiana Marceda. Adeus papel, marca-texto, tesoura e cola: inovando o processo de análise de conteúdo por meio do ATLAS.ti. Revista Administração: Ensino e Pesquisa. v. 16, n. 2, p. 275-308. 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.