Uma métrica para avaliação da ocupação docente em instituições de ensino superior

Authors

Keywords:

Workload, Teaching Occupation, Hierarchical Analytic Process

Abstract

The management of teaching occupation in higher education institutions is a problem that affects public and, mainly, private universities. A fair distribution of tasks to teachers directly affects the quality of teaching, the production of knowledge, institutional sustainability and, mainly, the health of teachers. This work proposes a method for evaluating the composition of the workload based on a tool called the Hierarchical Analytic Process, aiming at equity in terms of workload (which does not mean the same as equity in the amount of hours dedicated to different activities). As the main contribution, a metric, called Workload Coefficient, is proposed, which can be easily adapted to the reality of each institution. Despite the mathematical bases, when implemented computationally, the use of this metric becomes simple and accessible to managers in any area of ​​knowledge.

Author Biographies

  • Guilherme Costa, Universidade de Caxias do Sul

    Guilherme Holsbach Costa é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e possui mestrado e doutorado também em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003 e 2007, respectivamente). Atualmente, é professor Adjunto III na Universidade de Caxias do Sul (RS) e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Foi Coordenador de Pesquisa junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação de 2016 a 2018. Foi bolsista de produtividade do CNPq (DT nível 2) de 2011 a 2014 e atualmente está sendo novamente contemplado pela mesma bolsa. De 2015 a 2017 atuou como presidente eleito do Capítulo South Brazil (South Region) da Sociedade de Processamento de Sinais do IEEE. É sócio-proprietário da Iofhorus - Assessoria e Treinamento em Visão Computacional. Atua na área de processamento de sinais, com ênfase em processamento de imagens digitais. Tem experiência nessa área, atuando principalmente nos temas de super-resolução, visão computacional e iluminação.

  • Atilio Minotto Neto, Universidade de Caxias do Sul

    Engenheiro de Controle e Automação, atualmente é bolsista de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais da Universidade de Caxias do Sul.

  • Leandro Corso, Universidade de Caxias do Sul

    Possui Pós-doutorado na Monash University/AUSTRÁLIA na área de Otimização, pós-doutorado na Naval Postgraduate School, California/EUA em Otimização Global considerando incertezas. Mestrado e doutorado em Engenharia com foco em otimização pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisador/professor de áreas de Otimização em graduação e pós-graduação, professor do Mestrado de Engenharia Mecânica e no Doutorado da Área da Saúde da UCS. Revisor de periódicos nacionais/internacionais nas áreas de otimização. Possui experiência nas áreas de Otimização, Modelagem Matemática, Inteligência Artificial, Otimização Estrutural, Otimização considerando incertezas, Pesquisa Operacional, matemática aplicada e computacional.

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Published

2021-07-29

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Uma métrica para avaliação da ocupação docente em instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/239548. Acesso em: 19 apr. 2025.