Uma métrica para avaliação da ocupação docente em instituições de ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Carga de Trabalho, Ocupação Docente, Processo Analítico Hierárquico

Resumo

A gestão da ocupação docente em instituições de ensino superior é um problema que afeta universidades públicas e, principalmente, as privadas. Uma distribuição justa de tarefas aos docentes repercute diretamente na qualidade do ensino, na produção de conhecimento, na sustentabilidade institucional e, principalmente, na saúde dos docentes. Neste trabalho é proposto um método para avaliação da composição da carga de trabalho com base em uma ferramenta chamada Processo Analítico Hierárquico, visando a equidade em termos de carga de trabalho (o que não significa o mesmo que equidade das cargas-horárias nas diferentes atividades docentes). Como principal contribuição, é proposta uma métrica, chamada Coeficiente de Carga de Trabalho, que pode ser facilmente adaptada a realidade de cada instituição. Apesar das bases matemáticas, quando implementada computacionalmente, a utilização dessa métrica passa a ser simples e acessível a gestores de qualquer formação.

Biografia do Autor

  • Guilherme Costa, Universidade de Caxias do Sul

    Guilherme Holsbach Costa é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e possui mestrado e doutorado também em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003 e 2007, respectivamente). Atualmente, é professor Adjunto III na Universidade de Caxias do Sul (RS) e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Foi Coordenador de Pesquisa junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação de 2016 a 2018. Foi bolsista de produtividade do CNPq (DT nível 2) de 2011 a 2014 e atualmente está sendo novamente contemplado pela mesma bolsa. De 2015 a 2017 atuou como presidente eleito do Capítulo South Brazil (South Region) da Sociedade de Processamento de Sinais do IEEE. É sócio-proprietário da Iofhorus - Assessoria e Treinamento em Visão Computacional. Atua na área de processamento de sinais, com ênfase em processamento de imagens digitais. Tem experiência nessa área, atuando principalmente nos temas de super-resolução, visão computacional e iluminação.

  • Atilio Minotto Neto, Universidade de Caxias do Sul

    Engenheiro de Controle e Automação, atualmente é bolsista de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais da Universidade de Caxias do Sul.

  • Leandro Corso, Universidade de Caxias do Sul

    Possui Pós-doutorado na Monash University/AUSTRÁLIA na área de Otimização, pós-doutorado na Naval Postgraduate School, California/EUA em Otimização Global considerando incertezas. Mestrado e doutorado em Engenharia com foco em otimização pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisador/professor de áreas de Otimização em graduação e pós-graduação, professor do Mestrado de Engenharia Mecânica e no Doutorado da Área da Saúde da UCS. Revisor de periódicos nacionais/internacionais nas áreas de otimização. Possui experiência nas áreas de Otimização, Modelagem Matemática, Inteligência Artificial, Otimização Estrutural, Otimização considerando incertezas, Pesquisa Operacional, matemática aplicada e computacional.

Referências

BARRETT, Lucinda; BARRETT, Peter. Current practice in the allocation of academic work-loads. Higher Education Quarterly, Wiley Online Library, v. 61, n. 4, p. 461–478, 2007.

BRUNELLI, Matteo. Introduction to the analytic hierarchy process. [S.l.]:Springer, 2014.

BURGESS, TF. Planning the academic’s workload: different approaches to allocating work to university academics. Higher education, Springer, v. 32, n. 1, p. 63–75, 1996.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Es-tatísticas da Educação Superior – Graduação. 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>.

MEC/SESU, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Manual de verifica-ção in loco das condições institucionais: credenciamento de instituições não universitá-rias; autorização de cursos superiores (ensino presencial e a distância) - Brasília, DF, Brasil. 2002. 85 p.

MU, Enrique; PEREYRA-ROJAS, Milagros. Understanding the analytic hierarchy process. In: Practical Decision Making. [S.l.]: Springer, 2017. p. 7–22.

SAATY, Roseanna W. The analytic hierarchy process—what it is and how it is used. Math-ematical modelling, Elsevier, v. 9, n. 3-5, p. 161–176, 1987.

SAATY, Thomas L. How to make a decision: the analytic hierarchy process. European journal of operational research, Elsevier, v. 48, n. 1, p. 9–26, 1990.

VIANA, Marcizo Veimar Cordeiro et al. O trabalho do professor na pós-graduação no brasil após a lei no 9394/1996. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Universi-dade de Sorocaba, v. 24, n. 1, p. 127–147, 2019.

Downloads

Publicado

29-07-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma métrica para avaliação da ocupação docente em instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/239548. Acesso em: 19 abr. 2025.