Os camponeses na universidade
entre a realidade do ensino básico no campo e a luta pela permanência no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id276830Palabras clave:
educação de campo, ensino superior, discentes da licenciatura em educação do campoResumen
Esse estudo objetiva apresentar as singularidades socioeducacionais dos discentes da LedoC da UFPI/CPCE ingressos no interstício de 2014 a 2018. Com relação ao método da pesquisa e análise dos dados, foram utilizados uma abordagem qualiquantitativa, com pesquisa tipo participativa, fundamentada nas técnicas de grupo focal realizado com estudantes, questionário aplicado com os discentes matriculados no Curso e uma análise dialética que considerou a realidade dos sujeitos, o processo histórico e suas contradições. Concluímos afirmando que o processo de negação do direto à educação aos camponeses pelo Estado evidencia a necessidade de democratização da universidade por meio de uma cultura acadêmica que considere as especificidades socioculturais campesinas na superação das desigualdades educacionais, na redução do analfabetismo no campo e na ampliação da oferta no acesso ao ensino superior.
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