Os camponeses na universidade

entre a realidade do ensino básico no campo e a luta pela permanência no ensino superior

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id276830

Keywords:

Rural Education, University education, Students of the Degree in Rural Education

Abstract

Esse estudo objetiva apresentar as singularidades socioeducacionais dos discentes da LedoC da UFPI/CPCE ingressos no interstício de 2014 a 2018. Com relação ao método da pesquisa e análise dos dados, foram utilizados uma abordagem qualiquantitativa, com pesquisa tipo participativa, fundamentada nas técnicas de grupo focal realizado com estudantes, questionário aplicado com os discentes matriculados no Curso e uma análise dialética que considerou a realidade dos sujeitos, o processo histórico e suas contradições. Concluímos afirmando que o processo de negação do direto à educação aos camponeses pelo Estado evidencia a necessidade de democratização da universidade por meio de uma cultura acadêmica que considere as especificidades socioculturais campesinas na superação das desigualdades educacionais, na redução do analfabetismo no campo e na ampliação da oferta no acesso ao ensino superior.

Author Biographies

  • Ozaias Antonio Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor, Pesquisador e Extensionista na área da Sociologia/Ciências Sociais vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN) e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia (GPEA/UFERSA). Coordena de forma colegiada o Programa de Extensão Cultura, Educação e Ruralidades (UFERSA). É membro do programa de extensão e pesquisa Terra em Cena (UnB). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas das áreas: Sociologia, Sociologia Rural, Ciências Sociais, Educação e Educação do Campo. Tem interesse por atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordem os seguintes temas: ciências sociais e educação; cultura e imaginário poético; cultura, educação e ruralidades.

  • Maria do Socorro Pereira da Silva, Universidade Federal do Piauí

    Doutora em Educação.

Published

2025-03-31

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Os camponeses na universidade : entre a realidade do ensino básico no campo e a luta pela permanência no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024009, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id276830. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/276830. Acesso em: 19 apr. 2025.