Levantamento e acompanhamento de indicadores do ensino superior

desenvolvimento de ferramentas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278818

Palabras clave:

análise de dados, indicadores de evasão, graduação, IFES

Resumen

O objetivo principal deste artigo é contribuir com a avaliação mais recente de que inteligência artificial pode auxiliar no levantamento, integração e acompanhamento de dados e indicadores de cursos de graduação, tais como evasão e retenção. O seu ponto de partida é a compreensão de que o fenômeno da evasão não é mera decisão individual do estudante e, sim, acontece em um contexto acadêmico, pessoal e profissional deste estudante que evade. Ademais, a retenção é um indicador que pode servir de preditivo para o fenômeno da evasão. Dessa forma, a metodologia consiste em descrever o desenvolvimento de uma ferramenta banco de dados interativa, isto é, de análise de dados e de observação de dados e indicadores de um curso de graduação de uma universidade federal pública. Dentre os principais resultados, destaca-se que a aparente facilidade em construir ferramenta como essa, seu êxito quanto ao enfrentamento da evasão e da retenção requer uma política institucional adotada pela universidade.

Biografía del autor/a

  • Antônio José Alves Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente, é professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e membro permanente do PPGCTIA - Programa de Pós Graduação em Ciencia, Tecnologia e Inovação Agropecuária Bi-Nacional (Brasil e Argentina), ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou, ainda, entre junho de 2004 e junho de 2005, como Chefe Adjunto e, posteriormente, Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; entre setembro de 2005 e novembro de 2008, foi Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República; como Consultor do Banco Mundial, entre junho e outubro de 2009; e de 2009 a 2015; no BNDES, como Chefe do Departamento de Relações com o Governo (2009-2013); e como Assessor do Presidente do BNDES (2014-2015). Coordena o Grupo de Pesquisa ECSIFIN - Economia e Conjuntura do Sistema Financeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil, escrevendo principalmente sobre seguintes temas: fragilidade financeira, fragilidade financeira externa, bancos brasileiros, financiamento à infraestrutura, inovações financeiras, crises cambiais e crises bancárias.

  • Marcelo Pereira Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

    Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e docente do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER) da UFRRJ e do do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) da UFRJ. Mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Membro do Conselho Consultivo do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ). Membro do Grupo de Pesquisa Padrões Históricos do Desenvolvimento Econômico da América do Sul e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais. Possui interesse nas áreas de Economia Política, Economia Política Internacional, Imperialismo, Economias da América do Sul, Desenvolvimento Econômico da China, Economias dos BRICS e Economia do Mar. Hoje é Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (CORECON-RJ).

Publicado

2025-03-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Levantamento e acompanhamento de indicadores do ensino superior: desenvolvimento de ferramentas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024028, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id278818. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/278818. Acesso em: 19 apr. 2025.