Levantamento e acompanhamento de indicadores do ensino superior
desenvolvimento de ferramentas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278818Palavras-chave:
análise de dados, indicadores de evasão, graduação, IFESResumo
O objetivo principal deste artigo é contribuir com a avaliação mais recente de que inteligência artificial pode auxiliar no levantamento, integração e acompanhamento de dados e indicadores de cursos de graduação, tais como evasão e retenção. O seu ponto de partida é a compreensão de que o fenômeno da evasão não é mera decisão individual do estudante e, sim, acontece em um contexto acadêmico, pessoal e profissional deste estudante que evade. Ademais, a retenção é um indicador que pode servir de preditivo para o fenômeno da evasão. Dessa forma, a metodologia consiste em descrever o desenvolvimento de uma ferramenta banco de dados interativa, isto é, de análise de dados e de observação de dados e indicadores de um curso de graduação de uma universidade federal pública. Dentre os principais resultados, destaca-se que a aparente facilidade em construir ferramenta como essa, seu êxito quanto ao enfrentamento da evasão e da retenção requer uma política institucional adotada pela universidade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.