Avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação
Keywords:
Ensino superior privado. Práticas avaliativas. Licenciatura em Educação Física.Abstract
Este artigo analisa como a maquinaria discursiva e não discursiva presentes no currículo de Licenciatura em Educação Física de uma instituição privada de Ensino Superior subjetivam sujeitos em meio à cultura empresarial mediante alusões à eficiência, flexibilidade e mérito. Os dados empíricos foram confrontados com as contribuições que os Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, têm proporcionado aos debates sobre o currículo. Dos modos de subjetivação identificados, destacam-se os mecanismos de avaliação que ocorrem no percurso de formação dos graduandos. Os resultados indicam que os sujeitos são falados, pensados e constituídos no interior de práticas avaliativas que contribuem para a consolidação da ideologia neoliberal na qual o Estado assume papel de auditor e os sujeitos tornam-se clientes responsáveis por si mesmos.Downloads
Published
2015-06-23
Issue
Section
Artigo
License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
How to Cite
Avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/105520. Acesso em: 19 apr. 2025.