Avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação

Autores

  • Mário Luiz Ferrari Nunes Faculdade de Educação da USP
  • Marcos Garcia Neira Faculdade de Educação da USP/SP

Palavras-chave:

Ensino superior privado. Práticas avaliativas. Licenciatura em Educação Física.

Resumo

Este artigo analisa como a maquinaria discursiva e não discursiva presentes no currículo de Licenciatura em Educação Física de uma instituição privada de Ensino Superior subjetivam sujeitos em meio à cultura empresarial mediante alusões à eficiência, flexibilidade e mérito. Os dados empíricos foram confrontados com as contribuições que os Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, têm proporcionado aos debates sobre o currículo. Dos modos de subjetivação identificados, destacam-se os mecanismos de avaliação que ocorrem no percurso de formação dos graduandos. Os resultados indicam que os sujeitos são falados, pensados e constituídos no interior de práticas avaliativas que contribuem para a consolidação da ideologia neoliberal na qual o Estado assume papel de auditor e os sujeitos tornam-se clientes responsáveis por si mesmos.

Biografia do Autor

  • Mário Luiz Ferrari Nunes, Faculdade de Educação da USP
    Licenciado em Educação Física; Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação USP; líder do grupo de pesquisas em Educação Física escolar FEUSP/CNPq
  • Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da USP/SP
    Licenciado em Educação Física e Pedagogia; Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP; Livre Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física da Faculdade de Educação da USP

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Publicado

23-06-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/105520. Acesso em: 19 abr. 2025.