ENTRE A OMNIAVALIAÇÃO E CONFISCAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA AVALIAÇÃO DIALÓGICA E SUSTENTÁVEL

Autores/as

  • Eusébio André Machado

Palabras clave:

Avaliação. Omniavaliação. Educação. Dialogia. Sustentabilidade.

Resumen

A hipótese central deste artigo é a de que vivemos atualmente um regime de omniavaliação. Para justificar esta hipótese, é apresentado um argumentário que considera, num primeiro momento, as principais lógicas que caracterizam a omniavaliação e, num segundo momento, a falência paradigmática e confiscação da avaliação. Tendo em conta os “efeitos” decorrentes da situação atual de “crise”, conclui-se o artigo com um conjunto de propostas contribuintes para uma avaliação “dialógica” e “sustentável”, através da qual, no meio das tensões e paradoxos cada vez mais dilacerantes, seja possível encontrar outros caminhos e outros sentidos para a avaliação.

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

ENTRE A OMNIAVALIAÇÃO E CONFISCAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA AVALIAÇÃO DIALÓGICA E SUSTENTÁVEL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/135904. Acesso em: 2 aug. 2025.