ENTRE A OMNIAVALIAÇÃO E CONFISCAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA AVALIAÇÃO DIALÓGICA E SUSTENTÁVEL

Autores/as

  • Eusébio André Machado

    Palabras clave:

    Avaliação. Omniavaliação. Educação. Dialogia. Sustentabilidade.

    Resumen

    A hipótese central deste artigo é a de que vivemos atualmente um regime de omniavaliação. Para justificar esta hipótese, é apresentado um argumentário que considera, num primeiro momento, as principais lógicas que caracterizam a omniavaliação e, num segundo momento, a falência paradigmática e confiscação da avaliação. Tendo em conta os “efeitos” decorrentes da situação atual de “crise”, conclui-se o artigo com um conjunto de propostas contribuintes para uma avaliação “dialógica” e “sustentável”, através da qual, no meio das tensões e paradoxos cada vez mais dilacerantes, seja possível encontrar outros caminhos e outros sentidos para a avaliação.

    Número

    Sección

    Dossiê

    Cómo citar

    ENTRE A OMNIAVALIAÇÃO E CONFISCAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA AVALIAÇÃO DIALÓGICA E SUSTENTÁVEL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/135904. Acesso em: 14 oct. 2025.