AVALIAÇÃO, QUALIDADE E EQUIDADE

Authors

  • Carlinda Leite
    • Preciosa Fernandes

      Keywords:

      Avaliação da aprendizagem. Qualidade. Equidade. Ensinos fundamental, médio e superior.

      Abstract

      O artigo, focado na avaliação da aprendizagem dos ensinos fundamental, médio e superior, tem como objetivo debater possibilidades e limites da avaliação de aprendizagem constituir um meio para promover uma educação de qualidade que viabilize o princípio de justiça social. Partindo de uma análise de políticas internacionais que têm associado a avaliação à institucionalização de uma educação de qualidade, o artigo dá conta de princípios e caraterísticas que marcam os discursos académicos e legais, sobre a avaliação da aprendizagem, em Portugal. Com base nesta caraterização, são identificadas proximidades e distâncias entre esses discursos e práticas de avaliação. O artigo termina com uma reflexão sobre o contributo da avaliação da aprendizagem para uma educação de qualidade que cumpra requisitos de equidade e justiça social.

      Issue

      Section

      Dossiê

      How to Cite

      AVALIAÇÃO, QUALIDADE E EQUIDADE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/135911. Acesso em: 14 oct. 2025.