AVALIAÇÃO, QUALIDADE E EQUIDADE

Autores

  • Carlinda Leite
  • Preciosa Fernandes

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Qualidade. Equidade. Ensinos fundamental, médio e superior.

Resumo

O artigo, focado na avaliação da aprendizagem dos ensinos fundamental, médio e superior, tem como objetivo debater possibilidades e limites da avaliação de aprendizagem constituir um meio para promover uma educação de qualidade que viabilize o princípio de justiça social. Partindo de uma análise de políticas internacionais que têm associado a avaliação à institucionalização de uma educação de qualidade, o artigo dá conta de princípios e caraterísticas que marcam os discursos académicos e legais, sobre a avaliação da aprendizagem, em Portugal. Com base nesta caraterização, são identificadas proximidades e distâncias entre esses discursos e práticas de avaliação. O artigo termina com uma reflexão sobre o contributo da avaliação da aprendizagem para uma educação de qualidade que cumpra requisitos de equidade e justiça social.

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Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

AVALIAÇÃO, QUALIDADE E EQUIDADE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/135911. Acesso em: 19 abr. 2025.