O RELATÓRIO TÉCNICO DO GRUPO DE TRABALHO DE PRODUÇÃO TÉCNICA DA CAPES

UMA VISÃO CRÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100034

Palabras clave:

Relatório técnico, Literatura cinza, Produto tecnológico, Avaliação, Capes

Resumen

El presente trabajo buscó realizar un análisis del informe técnico Capes, sobre la evaluación de productos técnicos y tecnológicos, elaborado por el grupo de trabajo responsable, en el año 2019. Nos propusimos evaluar su adecuación instrumental. .Para nuestro análisis y nuestras conclusiones, utilizamos la literatura que aborda los características que, obligatoriamente, deberán estar presentes en los informes técnicos o tecnológicos. Como resultado, identificamos evidencias de que el informe técnico Capes no reúne las condiciones necesarias para convertirse en un instrumento viable para su aplicación en el análisis de otros informes técnicos.

Biografía del autor/a

  • Walner Mamede, CAPES/MECUNIENSINO

    Doutor em Ensino na Saúde, pela Universidade de Brasília, mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Farmacologia pela Universidade Federal de Goiás e em Filosofia pela Universidade de Brasília, graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás e em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás. Possui, ainda, qualificação em Fitoterapia e Manipulação pelo Hospital de Medicina Alternativa/GO. Atua há vários anos como docente, sendo atual integrante da UNIENSINO-Cooperativa de Apoio Docente de Goiás e ex-integrante das seguintes entidades: Associação de Pós-Graduandos da UnB-APG (Conselheiro), ASCAPES-Associação dos Servidores da Capes (Secretário), AFAGO-Associação Farmacêutica de Goiás (Diretor Social), ADOFECHA-Associação de Professores da Faculdade de Anicuns (Vice-Presidente), AGOPEF-Associação dos Professores de Educação Física de Goiás (Conselheiro), Revista Guanicuns (Conselho Editorial), DEFEAJA-Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes, Jovens e Adultos de Goiânia (Equipe de Coordenação), Comissão de Coordenação dos Jogos Escolares Municipais de Goiânia. Atualmente, atua como Analista em Ciência e Tecnologia da Capes, consultor de projetos e professor em cursos de pós-graduação Lato sensu e qualificação profissional nas áreas de Saúde e Educação pela UniEnsino. Desenvolve, ainda, pesquisa e consultoria na área de Avaliação e Ensino relacionadas, especialmente, com o mestrado profissional.

Referencias

ABNT-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.normasabnt.org/abnt-nbr-6023. Acesso em: 27Out2022.

AUTOR. XXXXXXXXXXX (INSERIR APÓS REVISÃO PELOS PARES)

BIANCOLINO, César Augusto et al. Protocolo para elaboração de relatos de produção técnica. Revista de Gestão e Projetos -GeP, v. 3, n. 2, p. 294-307, 2011. Disponível em https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/9467/4224. Acesso em 18Fev2022.

BOTELHO, Rafael Guimarães; OLIVEIRA, Cristina da Cruz de. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ci.Inf., Brasília, DF, v.44 n.3, p.501-513, 2015. Disponível em https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/06/pdf_856f1f5dcd_0000023339.pdf. Acesso em 13Nov2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Produção Técnica-Grupo de Trabalho. Relatório. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/relatoriostecnicos-dav. Acesso em 01Dez2022.

BRYANT, Levi. Onto-cartography: an ontology of machines and media. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2014.

CARLOMAGNO, Márcio C., ROCHA, Leonardo Caetano da. Como Criar e Classificar Categorias para Fazer Análise de Conteúdo: Uma Questão Metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, p 173-188, 2016. Disponível em https://revistas.ufpr.br/politica/article/view/45771/28756. Acesso em 05Nov2022.

GOULD, Stephen J.; VRBA, Elisabeth S. Exaptation – a missing term in the science of form. Paleobiology, v.8, n.1, 1982, p. 4-15. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/cdrehmer/files/2019/05/Gould-and-Vrba1982.pdf. Acesso em 13Fev2021.

GREGOR, S.; HEVNER, A. R. Positioning and presenting design science research for maximum impact. MIS Quarterly, v. 37, n. 2, p. 337-355, 2013. Disponível em https://dl.acm.org/doi/10.25300/MISQ/2013/37.2.01. Acesso em 18Fev2022.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora Unesp, 2011 [1987]. Tradução de Ivone Benedetti

LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte (MG): UFMG, 1999.

LIMA, Margarida. Conceção, redação e publicação de artigos científicos: Conceção de artigos científicos. Revista de Pediatria do Centro Hospitalar do Porto, v. 22, n. 01, p. 50-59, 2013.

LU, Yi Chieh; MATUI, Natália; GRACIOSO, Luciana. Definição da Inovação no Âmbito da Pesquisa Brasileira: uma Análise Semântica. RDBCI-Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 17, n. e019023, p. 1-22, 2019. Disponível em https://brapci.inf.br/index.php/res/download/122560. Acesso em 30Jan2020.

MARTENS, Cristina Dai Prá; PEDRON, Cristiane Drebes. (2019). A Disseminação da Produção Técnica/Tecnológica Gerada em Programas Stricto Sensu Profissionais. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 7, n. 1, p. 1-3, 2019. (Editorial). Disponível em https://periodicos.uninove.br/iptec/article/view/14712/7029. Acesso em 18Fev2022.

MARTENS, Cristina Dai Prá; PEDRON, Cristiane Drebes; OLIVEIRA, Jairo Cardoso. Diretrizes para elaboração de artigos tecnológicos, artigos aplicados ou relatos técnicos de produção com ênfase profissional. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v, 9, n. 2, p. 143-147, 2021. Disponível em https://periodicos.uninove.br/iptec/article/view/21117/0. Acesso em 18Fev2022.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Sobre confiabilidade e validade. RBGN, v. 08, n. 20, p. 1-12, 2006. Disponível em https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/download/51/272. Acesso em 13Nov2022.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2005

MOTTA, Gustavo. D. S. Como escrever um bom artigo tecnológico? Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 5, p. 04-08, 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/rac/a/9fWvtsnTR6nNGNtn4MM7Z3h/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 18Fev2022.

PEREIRA, Maurício Gomes. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

PLONSKI, Guilherme A. Inovação em transformação. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 7-21, 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/ea/a/3Vmk8zqHbrVcgBwhMTyTC7d/?format=

pdf&lang=pt. Acesso em 30Jan2020.

PORTO, Flávia; GURGEL, Jonas Lírio. Sugestão de roteiro para avaliação de um artigo científico. Rev Bras Ciênc Esporte, v. 40, n. 02, p. 111-116, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbce/a/R9tpwBqLnsZt3kmr6w6hRtR/?lang=pt. Acesso em 13Nov2022.

SAVICKAS, Mark L. Como redigir um relatório de pesquisa: finalidades e problemas em artigos científicos. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 10, n. 1, p. 7-10, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2030/203014934003.pdf. Acesso em 03Out2022.

SOUBHIA, Zeneide; RUFFINO, Márcia Caron; DESSUNTI, Elma Mathias. Relatório de Atividade Acadêmica como Recurso de Aprendizagem da Pesquisa. Rev Latino-Am Enfermagem, 13(2):269-73, 2005. Disponível em www.eerp.usp.br/rlae. Acesso em 03Out2022.

SOUZA, Ana Cláudia de; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; GUIRARDELLO, Edinêis de Brito. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, v. 26, n. 3, p. 649-659, jul-set 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/ress/a/v5hs6c54VrhmjvN7yGcYb7b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 03Out2022.

SOUZA, Marcos de. A pesquisa científica e seus títulos. Revista Conhecimento em Ação, v. 7, n. 01, p. 3-23, 2022. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/52267. Acesso em 13Nov2022.

WOLFE, Richard A. Organizational innovation: review, critique and suggested research directions. Journal of Management Studies, v. 31, n. 03, p. 405-431, 1994. Disponível em https://sci-hub.ru/10.1111/j.1467-6486.1994.tb00624.x. Acesso em 30Jan2020.

Publicado

2023-12-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O RELATÓRIO TÉCNICO DO GRUPO DE TRABALHO DE PRODUÇÃO TÉCNICA DA CAPES: UMA VISÃO CRÍTICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023022, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100034. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/272135. Acesso em: 25 aug. 2025.