Análisis de la Política de Cupos en las Instituciones Federales de Educación Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id287878

Palabras clave:

educación superior, acción afirmativa, deserción estudiantil

Resumen

Desde su aparición, la política de reserva de cupos en la educación superior ha suscitado críticas. Una de ellas, conocida como la hipótesis de la incompatibilidad, argumenta que los estudiantes beneficiarios de cupos, posiblemente menos calificados, enfrentan desafíos adicionales para seguir los cursos, lo que resultaría en mayores tasas de deserción y menores índices de finalización. Para examinar esta hipótesis en un contexto amplio, se llevó a cabo un análisis en toda la red federal de educación superior. Se compararon las probabilidades de deserción y finalización de estudiantes beneficiarios de cupos y no beneficiarios, mediante un modelo logístico multinomial. Además, se estimaron los tiempos requeridos para la finalización del curso utilizando el modelo de supervivencia de Cox. No se encontró apoyo para la hipótesis de la incompatibilidad.

Biografía del autor/a

  • Danilo Braun Santos, Universidade Federal de São Paulo

    Doutor em Administração de Empresas (linha de Finanças) pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Mestre e Bacharel em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (IME/USP). Professor da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP). Seus interesses de pesquisa estão orientados a Métodos Quantitativos aplicados.

  • Maria Angelica Minhoto, Universidade Federal de São Paulo

    Possui graduação em Pedagogia (1987) e Economia (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no curso de Pedagogia do Campus Guarulhos. É Coordenadora de Pesquisa do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - SoU_Ciência. Foi Pró-Reitora de Graduação da UNIFESP (2013-2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas, Sistemas e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; sistemas de avaliação; educação superior, ciência e tecnologia.

  • Daniela Verzola Vaz, Universidade Federal de São Paulo

    Professora Adjunta da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen/Unifesp). Bacharel (2002), Mestre (2005) e Doutora (2010) em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência e interesse nas áreas de Economia Social e do Trabalho, Economia do Gênero e Demografia Econômica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da Eppen/Unifesp e pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (gefam.com.br).

Publicado

2025-06-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Análisis de la Política de Cupos en las Instituciones Federales de Educación Superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025008, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id287878. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/287878. Acesso em: 25 aug. 2025.