Análise da Política de Cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id287878

Palavras-chave:

educação superior, ação afirmativa, evasão escolar

Resumo

Desde seu aparecimento, a política de reserva de vagas na educação superior tem suscitado críticas. Uma delas, conhecida como a hipótese da incompatibilidade, argumenta que os estudantes cotistas, possivelmente menos qualificados, enfrentam desafios adicionais para acompanhar os cursos, o que resultaria em maiores taxas de evasão e menores índices de conclusão. Para examinar essa hipótese em um contexto abrangente, conduziu-se uma análise para toda a rede federal de ensino superior. Compararam-se as probabilidades de desligamento e conclusão de alunos cotistas e não cotistas, mediante um modelo logístico multinomial. Além disso, estimaram-se os tempos levados para a conclusão do curso por meio do modelo de sobrevivência de Cox. Não foi encontrado apoio para a hipótese da incompatibilidade.

Biografia do Autor

  • Danilo Braun Santos, Universidade Federal de São Paulo

    Doutor em Administração de Empresas (linha de Finanças) pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Mestre e Bacharel em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (IME/USP). Professor da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP). Seus interesses de pesquisa estão orientados a Métodos Quantitativos aplicados.

  • Maria Angelica Minhoto, Universidade Federal de São Paulo

    Possui graduação em Pedagogia (1987) e Economia (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no curso de Pedagogia do Campus Guarulhos. É Coordenadora de Pesquisa do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - SoU_Ciência. Foi Pró-Reitora de Graduação da UNIFESP (2013-2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas, Sistemas e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; sistemas de avaliação; educação superior, ciência e tecnologia.

  • Daniela Verzola Vaz, Universidade Federal de São Paulo

    Professora Adjunta da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen/Unifesp). Bacharel (2002), Mestre (2005) e Doutora (2010) em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência e interesse nas áreas de Economia Social e do Trabalho, Economia do Gênero e Demografia Econômica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da Eppen/Unifesp e pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (gefam.com.br).

Publicado

17-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise da Política de Cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025008, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id287878. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/287878. Acesso em: 25 ago. 2025.