TRAJETÓRIA FORMATIVA: ENTRELAÇANDO SABERES... ESTUDO DO MEIO COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM DO/DISCENTE

Autores

  • Giovanna Marget Menezes Cardoso Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

Pesquisa, prática pedagógica, ensino e aprendizagem

Resumo

As reflexões propostas neste artigo são em decorrência de uma prática educativa que visa fazer do processo de ensinagem na sala de aula, um espaço de pesquisa. Tal proposta de trabalho tem viés nos estudos do componente curricular Fundamentos da Educação Infantil, a qual é oferecida no quinto semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia / UNEB – Campus XI, Serrinha/BA. Nesta perspectiva vivenciar uma prática educativa que reconheça a pesquisa como um princípio não só científico, mas, também educativo, podendo ser colocado como um paradigma da metodologia de ensino e aprendizagem. Para que este paradigma possa se desenvolver se faz mister considerar que a pesquisa alimenta-se de questionamentos elaborados, que devam ter como premissa a argumentação, fundamentação e manejo crítico do já conhecido. A abordagem metodológica se se fundamenta na perspectiva sócio-interacionista, com reflexões teóricas e trabalho de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e entrevista. Os estudos teóricos e os dados coletados em campo permitiram comparar, elaborar hipóteses e organizar/sistematizar a realidade estudada/investigada. Os resultados evidenciam as contribuições da experiência em pesquisa no avanço/amadurecimento profissional dos educandos. Numa produção muito significativa, como resultado final os educandos apresentam o simpósio, fica explicito, nas comunicações, a percepção de que o objetivo maior da pesquisa no processo de ensino é fazer dos educandos um parceiro de trabalho ativo, participativo, produtivo e re-construtivo.

Biografia do Autor

  • Giovanna Marget Menezes Cardoso, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
    Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB /Campus XI, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – Ba, Especialista em Supervisão Escolar pela UNIVERSO – Universidade Salgado de Oliveira – RJ, Especialista em Metodologia do Ensino da Pesquisa em Educação pela UNEB – Campus XI, Aluna do Mestrado em Inovação Pedagógica pela Universidade de Madeira – Portugal, Endereço eletrônico margett@ig.com.br

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

29-09-2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TRAJETÓRIA FORMATIVA: ENTRELAÇANDO SABERES... ESTUDO DO MEIO COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM DO/DISCENTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/12114. Acesso em: 19 abr. 2025.