AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores

  • Ana Paula Silva Cantarelli Branco UFSCar
  • Maria Amélia Almeida UFSCar

Palavras-chave:

Satisfação, Inclusão no Ensino Superior, Pós-Graduação.

Resumo

Com o aumento do número de matrículas de estudantes público-alvo da educação especial no Ensino Superior de pós-graduação este estudo objetivou avaliar o nível de satisfação de estudantes público-alvo da educação especial de quatro Universidades Públicas brasileiras, sendo uma Federal e três Estaduais e analisar suas atitudes frente às condições oferecidas pelas IES. Trata-se de pesquisa exploratória cuja coleta de dados ocorreu através da aplicação da Escala de Satisfação e Atitudes de Pessoas com Deficiência - ESA. Participaram 9 estudantes matriculados em Cursos de Mestrado e Doutorado no Estado de São Paulo. Os resultados receberam tratamento quantitativo através da mensuração da escala aplicada e análise qualitativa de determinados itens da escala. Quanto a satisfação estrutural, grande parte dos entrevistados revelaram sentirem-se insatisfeitos com a condição de acessibilidade arquitetônica das IES a que pertencem. Os níveis de satisfação operacional, no geral, aproximam-se de respostas satisfatórias cujas condições se referem a recursos de âmbito metodológico para acompanhar as aulas. Por conseguinte, no quesito voltado para a Satisfação psicoafetivas, apresentaram tendências satisfatórias nas relações interpessoais. Na Atitude frente as barreiras, aproximaram-se de respostas satisfatórias, todavia, não consideram importante acionar o Ministério Público para garantia de direitos. Conclui-se que dependendo do que as Instituições oferecerem, as falhas no curso superior de Pós-graduação podem ser observadas. No entanto, as IES precisam melhorar em todos os âmbitos de satisfação com vistas a permitir maior ingresso e a permanência desses estudantes, de modo que aumentem os níveis de satisfação no ensino superior de Pós-graduação.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Silva Cantarelli Branco, UFSCar
    Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - Universidade Estadual "Julio Mesquita Filho" - UNESP -Bauru (2015). Foi membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão - GEPDI - (2013-2015) em que desenvolveu pesquisa sobre Acessibilidade no Ensino Superior de Pós-graduação. Atualmente cursa Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pertence ao Grupo de Pesquisas Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Desenvolve pesquisa na área de Políticas Públicas na perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Maria Amélia Almeida, UFSCar
    Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), mestrado em Mestrado Em Educação Especial - Vanderbilt University (1980) e doutorado em Programa de PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos, professor visitante - Vanderbilt University, professor visitante do Instituto Politecnico do Porto, professor visitante - University of Georgia, professor visitante - Northern Arizona University e associado da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência mental, inclusão, autismo e síndrome de down.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/177925. Acesso em: 19 abr. 2025.