Formação de mestres e doutores no Brasil

uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas

Autores

  • Larissa Medeiros Instituto Nacional de Tecnologia
  • jacleta Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Pós-graduação. Formação de mestres e doutores. Currículo. Ciências Biológicas.

Resumo

O presente estudo aborda a questão da formação de mestres e doutores nas Pós-Graduações (PGs) brasileiras. Investiga-se o caso específico das PGs em Ciências Biológicas, apresentando informações sobre a oferta de disciplinas e sobre como se configuram os currículos destes programas. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica quali-quantitativa, com dados extraídos de duas fontes principais: a Plataforma de Dados Abertos da CAPES e a Plataforma Sucupira. Os resultados apontaram que as PGs analisadas oferecem disciplinas que direcionam para uma formação do tipo especialista, voltada principalmente para a pesquisa acadêmica e priorizando algum recorte do conhecimento dentro da Biologia, com pouca ou nenhuma oferta de disciplinas que apoiem uma formação mais abrangente.  

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Publicado

08-09-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação de mestres e doutores no Brasil: uma análise do currículo das pós-graduações em Ciências Biológicas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/234440. Acesso em: 19 abr. 2025.