A Contribuição de Pós-doutores Bolsistas CAPES no Conjunto da Produção Científica

o caso UFRRJ

Autores

  • Marcello Vinicius Doria Calvosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Yasmin Chales Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isabel Chales Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Marcos Roma de Castro CAPES

Palavras-chave:

UFRRJ, pós-doutorado, CAPES

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar a ação e a atuação do quadro docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), capacitados com o pós-doutorado, em suas contribuições ao conjunto de produção científica e tecnológica, a partir do específico recorte do pesquisadores que realizaram o estágio pós-doutoral com o apoio de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O levantamento de dados ocorreu em forma censitária, envolvendo todo os docentes permanentes de todas as áreas do conhecimento da UFRRJ, ex-bolsistas CAPES e que atuam no sistema de pós-graduação da instituição. A análise foi realizada por meio dos seus Currículos Lattes. Os doutores recentes (i.e. com baixo interstício entre o doutorado e o pós-doutorado) apresentaram queda nas suas produções tecnológicas e científicas. Na instituição, o pós-doutorado mostrou ser mais vantajoso para o grupo de doutores seniores, que aumentam as médias de sua produção anual e influenciam mais o sistema e programa de pós-graduação.

Biografia do Autor

  • Marcello Vinicius Doria Calvosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Administração FEA-USP

    Professor Associado e Pesquisador do DCAd-UFRRJ

    Pesquisador-líder GECAPEP – Grupo de Pesquisas

    Gestão de Carreira e Planejamento Estratégico Pessoal

    Coord. de Área do CEDERJ

  • Yasmin Chales Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pesquisadora GECAPEP - Grupo de Pesquisas

    Gestão de Carreira e Planejamento Estratégico Pessoal

  • Isabel Chales Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pesquisadora GECAPEP - Grupo de Pesquisas

    Gestão de Carreira e Planejamento Estratégico Pessoal

  • Pedro Marcos Roma de Castro, CAPES

    Doutor em Administração FEA-USP

    Analista da CAPES

Referências

AHBABI, Sultan; SINGH, Sanjay; BALASUBRAMANIAN, Sreejith; GAUR, Sanjaya. Employee perception of impact of knowledge management processes on public sector performance, Journal of Knowledge Management, v. 23, n. 2, pp. 351-373, 2019. https://doi.org/10.1108/JKM-08-2017-0348

BURSTON, Mary. The complexities of academic productivity: a case analysis of postdoctoral research productivity in Australian universities. Journal of Further and Higher Education, v. 14, n. 1, 2019. https://doi.org/10.1080/0309877X.2019.1612157

CALVOSA, Marcello. Pós-doutorado e o Cenário dos Resultados na Carreira Docente: uma análise da área de Psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 11, p. 201-223, 2020. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n1p201

CALVOSA, Marcello. Reflexões sobre a influência do pós-doutorado sobre produção científica da pós-graduação. Administração: Ensino e Pesquisa - RAEP, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, 2019. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1352

CALVOSA, Marcello; REPOSSI, Melina; CASTRO, Pedro. Avaliação de resultados da capacitação docente: O Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense sob a ótica da Produção Científica e Bibliográfica. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 16, n. 1, p. 99-122, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000100006

CAPES/BEX. Orientações para candidatos a estágio pós-doutoral no exterior. 2002. Disponível em: <http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/bolsas/PD_Orientacoes.pdf>. Acesso: 02.jan.2021.

CAPES/CTC. Reestruturação do Qualis. Documento do Conselho Técnico Científico. Brasília, 2009. Disponível em: <https://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/avaliacao/Restruturacao_Qualis.pdf>. Acesso: 02.jan.2021.

CASTRO, Pedro. Influência do pós-doutorado sobre produção científica da pós-graduação: o caso da USP. Saarbrücken: Editora Novas Edições Acadêmicas, 2017.

CASTRO, Pedro; PORTO, Geciane. Copo meio cheio ou copo meio vazio? Estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 01, p. 159-184, 2016a. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698140410

CASTRO, Pedro; PORTO, Geciane. Ensino e pesquisa e nada mais? Revista Administração: Ensino e Pesquisa - RAEP, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 111-146, 2016b. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.355

CASTRO, Pedro; PORTO, Geciane; KANNEBLEY JUNIOR, Sérgio. Pós-Doutorado, essencial ou opcional?: uma radiografia crítica no que diz respeito às contribuições para a produção científica. Revista Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 18, n. 3, p. 773-801, Nov, 2013. https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000300013

CHEN, Shuhua; McAPLINE, Lynn; AMUNDSEN, Cheryl. Postdoctoral positions as preparation for desired careers: a narrative approach to understanding postdoctoral experience. Higher Education Research & Development, v. 34, n. 6, 2015. https://doi.org/10.1080/07294360.2015.1024633

COHENDET, Patrick; KERN, Francis; MEHMANPAZIR, Babak; MUNIER, Francis. Knowledge coordination, competence creation and integrated networks in globalized firms. Cambridge Journal of Economics, Oxford. v. 23, n. 2, p. 225-241, 1999. https://doi.org/10.1093/cje/23.2.225

COLLINS, Harry. Tacit knowledge, trust and the Q of sapphire. Social Studies of Science, London. v. 31, n. 1, p. 71-85, 2001. https://doi.org/10.1177/030631201031001004

GAUGHAN, Monica; BOZEMAN, Barry. Institutionalized inequity in the USA: The case of postdoctoral researchers. Science and Public Policy, v. 46, n. 3, pp. 358-368, 2019. https://doi.org/10.1093/scipol/scy063

GUBBINS, Claire.; CORRIGAN, Corrigan; GARAVAN, Thomas; O’CONNOR, Christy; LEAHY, Damien; LONG, David; MURPHY, Eamonn. Evaluating a tacit knowledge sharing initiative: A case study, European Journal of Training and Development, Bradford - UK, v. 36, n. 8, p. 827-847, 2012. http://dx.doi.org/10.1108/03090591211263558

GUEDES, Vânia. A Bibliometria e a Gestão da Informação e do Conhecimento Científico e Tecnológico: uma revisão da literatura. Revista Ponto de Acesso, Salvador, v.6, n.2, p. 74-109, Ago, 2012. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v6i2.5695

HAMILTON, Mark. 1983–1984 Hunt Postdoctoral Research Fellowship in Bergen, Norway. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 142, n. 2630, 2017. https://doi.org/10.1121/1.5014633

LEITE, Fernando; COSTA, Sely. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, Brasília. v. 36, n. 1, p. 92-107, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652007000100007

LI, Meng; GAO, Fei. Why Nonaka highlights tacit knowledge. Journal of Knowledge Management. v. 7, n. 4, p. 06-14, 2003. http://dx.doi.org/10.1108/13673270310492903

LU, Chungui. Postdoctoral research system in the UK. China as a destination for international postdoctoral researchers. In: International Symposiumon Postdoctoral Systems, Zhuhai, China, 2016.

MOODY, James. The structure of a social science collaboration network. American Sociological Review, Columbus, v. 69, n. 2, p. 213-239, 2004. https://doi.org/10.1177/000312240406900204

PATRUS, Roberto; SILVA, Vinícius. A organização de uma revisão de literatura por meio da Tree of Science (Árvore da Ciência): um exemplo sobre a avaliação da pós-graduação. Revista Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 24, n. 1, p. 68-88, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772019000100005

PLATAFORMA LATTES. 2021. Currículo Lattes. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso: 02.jan.2021.

POLANYI, Michael. Personal Knowledge: Towards a Post-Critical Philosophy. University of Chicago Press, 1958.

POLANYI, Michael. The tacit dimension. London: Routledge e Kegan Paul, 1966.

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/MEC. 2021. CAPES. Ministério da Educação. Disponível em: < https://www-periodicos-capes-gov-br.>: Acesso: 02.jan.2021.

POPADIUK Silvio; CHOO, Chun. Innovation and knowledge creation: how are these concepts related? International journal of information management. v. 26, n. 4, p. 302-312, 2006. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2006.03.011

PROBST, Gilberto; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Editora Bookman, 2002.

ROLIM, Paulo; RAMOS, Anatália. Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho. Revista Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 25, n. 03, p. 525-545, Nov. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772020000300002

SILVA, Lidiane; GASPAR, Marcos; MAGALHÃES, Fábio; GARCIA, Ruth; AIHARA, Celia; MAURO, Maria. Perfil dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento no Brasil e seu panorama da produção científica. Revista Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 24, n. 1, pp.328-351, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-407720190001000017

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimentos. Porto Alegre: Editora Bookman. 2008.

Publicado

07-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Contribuição de Pós-doutores Bolsistas CAPES no Conjunto da Produção Científica: o caso UFRRJ. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2024. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/251002. Acesso em: 19 abr. 2025.