NEWTON BALZAN:

Fazer doutorado não é para qualquer um

Autores

  • Adolfo-Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas https://orcid.org/0000-0001-6534-2819
  • Marco Wandercil Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Rafael Fernando da Costa Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Stela Maria Meneghel Fundação Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Newton Cezar Balzan, Doutorado em Educação, Avaliação Institucional, Educação Superior

Resumo

Formação de professores, qualidade do ensino, avalição e autoavaliação institucional, sempre foram estudadas em profundidade lo professor Newton César Balzan. Persona que soube combinar seu marcante papel na docência e atividades de gestão com proeminente participação na história de duas grandes universidades no Estado de São Paulo, tem na educação, reconhecidamente, seu trabalho de pesquisador e divulgador científico dessa área do conhecimento. Com o objetivo de abordar o processo de formação de pesquisadores em nível de doutorado na visão do professor Newton Cesar Balzan, retomamos elementos marcantes de sua trajetória por meio de lembranças, cartas, mensagens, e-mails trocados entre o homenageado e os autores, assim como, transcrição de sua fala no projeto Vivências realizado em 2016, no âmbito da disciplina obrigatória “A produção do conhecimento no campo das Ciências da Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No intuito de manter viva a voz do professor Balzan, este texto contém também aspectos pessoais com forte vínculo emocional, devido a influência exercida pelo homenageado nos autores deste.

Biografia do Autor

  • Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-Doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. Professor Titular do Programa de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br

     

  • Marco Wandercil, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professor nas Faculdades Santa Lúcia (Mogi-Mirim/SP) e Casa Branca (Casa Branca/SP). Membro do GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais, cadastrado junto ao CNPq/MCT).

  • Rafael Fernando da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com bolsa CAPES dedicação exclusiva (2020). Mestre em Educação pela PUC-Campinas na área de formação de professores (2009) com bolsa CAPES de dedicação exclusiva. Possui graduação em Ciências Sociais pela PUC-Campinas (2005), sendo bolsista do PIBIC/CNPq. Atualmente, faz parte do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação da PUC-Campinas. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia, educação, formação de professores, necessidades formativas, profissionalização docente e violência na escola

  • Stela Maria Meneghel, Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe - IESALC/UNESCO. Professora do Programa de Pós -Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau

Referências

BALZAN, Newton Cesar. Conversa com professores do fundamental à pós-graduação. São Paulo: Cortez, 2015.

BALZAN, Newton Cesar. e WANDERCIL, Marco. Formando médicos: a qualidade em questão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 24, n. 03, p. 744 – 765, 2019.

BALZAN, Newton Cesar. E-mail enviado a Marco Wandercil [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 08 mai. 2019

BALZAN, Newton Cesar. Newton Cesar Balzan. Plataforma Lattes, 2011. Disponível em: < http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do>. Acesso em: 20, setembro, 2021.

CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; DA COSTA, Rafael Fernando; WANDERCIL, Marco. Mosaicos de uma Trajetória Acadêmica: homenagem a nosso querido professor Cleiton de Oliveira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 37, n. 2, p. 1112-1124, ago. 2021.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Sucupira: Coleta de Dados, Docentes de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil 2013 a 2016. Metadados da Capes. Disponível em: https://metadados.capes.gov.br/index.php/catalog/118/variable/V102?print=1 Acesso em: 20 ag. 2021.

SERAFIM, Milena Pavan. Como será o cenário da Educação Superior em 2030? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 24, n. 3, p. 569 – 572, 2019.

Downloads

Publicado

07-04-2022

Edição

Seção

Relato

Como Citar

NEWTON BALZAN:: Fazer doutorado não é para qualquer um. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/256771. Acesso em: 19 abr. 2025.