A PÓS-GRADUAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS EGRESSOS:

UM ESTUDO DE AUTOAVALIAÇÃO

Autores

  • Joviles Vitório Trevisol Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Geomara Balsanello UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Palavras-chave:

Políticas de pós-graduação., Autoavaliação, Egressos

Resumo

A autoavaliação ganhou centralidade nas políticas de avaliação da pós-graduação no Brasil nos últimos anos. O acompanhamento dos egressos, por seguinte, tem sido recomendado como uma dimensão central do processo de qualificação dos programas de pós-graduação. A centralidade desses temas motivou a realização do presente estudo, cujo propósito principal foi analisar a percepção dos egressos acerca de seus percursos formativos na pós-graduação. De modo mais específico, procuramos compreender como os egressos avaliam (i) a qualidade dos cursos; (ii) a importância e a relevância da formação realizada; (iii) os impactos do curso na trajetória profissional e; (iv) as potencialidades e as fragilidades e as sugestões de aprimoramento. O estudo foi realizado com os egressos de uma universidade pública federal localizada na região Sul do Brasil. O principal instrumento para a coleta de dados foi um questionário. O estudo evidenciou, entre outros resultados, que os egressos são, em sua grande maioria, mulheres (72,1%), brancos (82,4%), com idade de até 35 anos (66,9%) e residentes nos Estados da região Sul (98,8%). A maior parte deles considerou boa e ótima a qualidade dos PPG. As dimensões mais bem avaliadas foram a “qualidade do corpo docente” e a “relação entre orientador/orientando”. Os quesitos menos bem avaliados foram a “internacionalização” e a “inovação”. A qualificação do corpo docente foi a potencialidade mais citada pelos egressos, enquanto a internacionalização foi considerada a dimensão mais frágil dos programas. A grande maioria dos egressos encontra-se empregada (87,4%), com atuação principal em instituições públicas. Para 68,6% dos egressos o curso agregou muita na formação e na carreira profissional. Cerca de 63,1% informaram que houve incremento salarial após a conclusão do curso.

Biografia do Autor

  • Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Pós-Doutorando pelo Centre for Science and Technology Studies da Leiden University (Holanda).

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS.

  • Geomara Balsanello, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

    Servidora pública federal (Administradora) da UFFS.

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Publicado

24-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PÓS-GRADUAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS EGRESSOS:: UM ESTUDO DE AUTOAVALIAÇÃO . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2023. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/259207. Acesso em: 19 abr. 2025.