Redes de pesquisa intencional entre professores de um curso de graduação em Enfermagem

Autores

  • Clesnan Mendes-Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Beatriz Guimarães Raponi Universidade Federal de Uberlândia
  • Cristiane Martins Cunha Universidade Federal de Uberlândia
  • Tatiany Calegari Universidade Federal de Uberlândia
  • Vivian de Moraes Coelho Universidade Federal de Uberlândia
  • Anna Claúdia Yokoyama dos Anjos Universidade Federal de Uberlândia
  • Omar Pereira de Almeida Neto Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Social Network Analysis, Research, Nursing

Resumo

A disponibilidade pública de currículos e dados sobre projetos de pesquisa está oferecendo um novo campo para análise de relações entre pesquisadores e o uso de redes é uma ferramenta adequada para esse fim. No entanto, poucos estudos ainda têm analisado curso de graduação em enfermagem que não estão associadas a programas de pós-graduação em Enfermagem. Este estudo avaliou redes de intenção de pesquisa entre professores permanentes de um curso de graduação em Enfermagem de uma instituição brasileira, federal e pública, com base em grupos de pesquisa registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (conhecido como CNPq) e projetos de pesquisa registrados na Plataforma Lattes. Os grupos de pesquisa e currículos de todos os professores (ativos ou aposentados) foram acessados e avaliado como esses professores interagem por diferentes redes de interação, de acordo com a intenção da pesquisa, baseada em diferentes relações como as entre professores, áreas e instituições. Observou-se redes não estruturadas, com atores sem conexão, presença de vínculos "negligenciados" e possíveis registros inativos relacionados à formação acadêmica. As nuvens de palavras também mostraram que as palavras usadas na maioria das vezes são pouco informativas sobre as temáticas de pesquisa. O uso de redes foi eficaz na interpretação das interações relacionadas à intenção de pesquisa quando aplicada a um curso de graduação, destacando muitos padrões de comportamento do grupo e se apresentou como uma ferramenta eficaz para planejar e compreender as intenções de pesquisa em uma unidade de ensino.

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Publicado

08-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Redes de pesquisa intencional entre professores de um curso de graduação em Enfermagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023003, 2024. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/263806. Acesso em: 19 abr. 2025.