Impactos da Lei de Cotas em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES): estudo sobre a evasão discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100030

Palavras-chave:

Ensino Superior, Evasão Discente, Avaliação de Políticas Públicas, Ações Afirmativas, Lei de Cotas

Resumo

Apresentam-se resultados de pesquisa empregando-se série histórica de dados institucionais acerca da evasão discente em cursos de graduação, para comparar-se o período anterior (2008 a 2012) com o posterior (2013 a 2017) à implementação da Lei de Cotas, de modo a obter-se indícios dos impactos desta ação afirmativa no interior da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados revelaram (i) decréscimo sistemático das taxas de evasão a partir de 2013; (ii) inexistência de diferença significativa entre as médias das taxas de evasão dos períodos anterior e posterior à Lei de Cotas; (iii) diferença significativa entre as taxas de evasão de alunos cotistas e não cotistas em todas as áreas de conhecimento, com aqueles apresentado maior percentual. Concluiu-se que se faz urgente a implementação e/ou o aprimoramento de políticas acadêmicas voltadas ao combate da evasão dos alunos cotistas, e ações preventivas de assistência estudantil, dentre as quais o acompanhamento psicológico e pedagógico, para que, desse modo, a Lei de Cotas surta o efeito social esperado e a referida universidade siga cumprindo sua missão de formar profissionais da mais alta qualificação.

Biografia do Autor

  • Adriana Castro Araújo, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2021). Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará(2009). Tem experiência nas áreas de Educação, Formação de Professores, Avaliação de Ensino e Aprendizado, Avaliação Institucional e Avaliação de Políticas Públicas. Foi consultora da Célula de Apoio e Desenvolvimento da Educação Infantil ligada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. É professora do curso de Especialização em Gestão Universitária da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da UFC. Faz parte do Grupo de estudo e pesquisa em didática e formação docente (GEPED) e do Grupo de Estudos Marxistas (GEM) ambos vinculados à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. É parecerista ad-hoc das Revistas a) Meta Avaliação; b) Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO).

  • Wagner Bandeira Andriola, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), especialização (lato sensu) em Psicometria pela Universidade de Brasília (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993 - bolsista CNPq) e doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002 - bolsista CAPES). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador de Avaliação Institucional (UFC), Editor-Chefe da Coleção Temas em Avaliação Educacional, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (UFC) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional, avaliação psicológica, psicometria e avaliação de programas e projetos sociais. Consultor ad-hoc da Revista Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS), da Revista de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB); Consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE - Gestões 2006/2007 e 2008/2009), da Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) e do Grupo de Trabalho para Elaboración de Estandares y Evaluación del Programa de Promoción de la Reforma Educativa de América Latina y el Caribe (PREAL). Ex-bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR) do CNPq.

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Publicado

19-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Impactos da Lei de Cotas em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES): estudo sobre a evasão discente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023020, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100030. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/266070. Acesso em: 19 abr. 2025.