Reflexões sobre a inserção da Política de Autoavaliação na Pós-Graduação brasileira

o olhar de especialistas

Autores

  • Marcio Roque dos Santos da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Maria Elena Leon Olave

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id266729

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Avaliação Educacional, Política de Autoavaliação, Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira, Políticas Públicas

Resumo

As recentes transformações no modelo de avaliação empregado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) presumem, entre outros sentidos, a ponderação sobre a necessidade de novas formas avaliativas que contemplem um envolvimento mais ativo da comunidade acadêmica. Desse modo, a partir de 2018, a Autoavaliação passou a compor a estrutura fundamental dentro desse modelo. Nessa seara, este artigo objetiva compreender a inserção da Política de Autoavaliação no Sistema de Avaliação da CAPES, refletindo acerca das possíveis interlocuções e significados que emergem nesse cenário. Trata-se de um artigo teórico-empírico, de abordagem qualitativa, que recorre à pesquisa documental e entrevistas com especialistas que atuaram no Grupo de Trabalho (GT) de Autoavaliação da CAPES. Os resultados possibilitam apreender sobre antecedentes, aspectos conceituais e motivacionais da implantação dessa prática, bem como depreender outras possíveis articulações, como aprendizagem e inovação e elementos que configuram um contexto emergente. A pesquisa promove contribuições, ainda que introdutórias, para as discussões sobre essa prática no contexto da pós-graduação brasileira, constatando um campo fértil para estimular outras pesquisas.

Biografia do Autor

  • Marcio Roque dos Santos da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Doutorando em Administração – Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | Universidade Federal da Bahia (UFBA) | Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | Salvador | BA | Brasil.

  • Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Doutora em Administração – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) e do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) | São Cristóvão | SE | Brasil.

  • Maria Elena Leon Olave

    Doutora em Engenharia de Produção – Universidade de São Paulo (USP) | Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) e do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) | São Cristóvão | SE | Brasil.

Referências

ABEL, M-H. Knowledge map-based web platform to facilitate organizational learning return of experiences. Computers in Human Behavior, v. 51, p. 960-966, oct. 2015.

ALVES, M. F.; OLIVEIRA, J. F. Pós-graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 351-376, mai./ago. 2014.

ANDRADE, E. F. S. et al. Inovação em um contexto isomórfico nos Programas De Pós-Graduação Stricto Sensu em administração. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 18, n. 2, p. 100-127, mai./ago. 2018.

ANDRIOLA, W. B.; SOUZA, L. A. Representações sociais dos gestores e dos técnicos das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da Autoavaliação Institucional. Avaliação, Campinas, v. 15, n. 2, p. 45-72, jul. 2010.

BALBACHEVSKY, E. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem sucedida. In: BROCK, C.; SCHWARTZMAN, S. (Orgs.). Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 275-304.

BARATA, R. C. B. Mudanças necessárias na avaliação da pós-graduação brasileira. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, 2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASTEN, D.; HAAMANN, T. Approaches for Organizational Learning: A Literature Review. SAGE Open – Literature Review, p. 01-20, jul./sep., 2018.

BELLONI, I. Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 5, n. 9, p. 31-58, jul./dez. 1999.

BERTERO, C. O. Ensino e pesquisa em Administração. São Paulo: GVPesquisa, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 977, 03 de dezembro de 1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Brasília, 1965. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/NsLTtFBTJtpH3QBFhxFgm7L/?format=pdf&msclkid=0f232296c26a11ecab0a0c078fce7c66. Acesso em: 22 abr. 2022.

BURRELL, G.; MORGAN, G. Sociological Paradigms and Organizational Analisys: Elements of the Sociology of Corporate Life. London: Heinemann, 1979.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR –CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. Volume I. Ministério da Educação: Brasília, 2010.

CAPES. Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG. Documento Final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. Ministério da Educação: Brasília, 2018b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/2018-pnpg-cs-avaliacao-final-10-10-18-cs-final-17-55-pdf?msclkid=f5f827d7c26b11ec851ce8f372d3c165. Acesso em: 22 abr. 2022.

CAPES. Processo de avaliação da pós-graduação é aprimorado. Ministério da Educação: Brasília, 2019c. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/processo-de-avaliacao-da-pos-graduacao-e-aprimorado. Acesso em: 22 abr. 2022.

CAPES. Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação. Relatório Grupo de Trabalho. Ministério da Educação: Brasília, 2019f. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf?msclkid=1d8912ccc26d11ec81ed8f633b63351f. Acesso em: 22 abr. 2022.

CAPES. Ficha de Avaliação. Área 27: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Ministério da Educação: Brasília, 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/FICHA_ADMINISTRACAO_P_ATUALIZADA.pdf?msclkid=3f6405c7c26d11eca4f12057ebacae3a. Acesso em: 22 abr. 2022.

CASTRO, C. M.; SOARES, G. A. D. Avaliando as avaliações da Capes. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 113-73, jul./set. 1983.

DAMANPOUR, F. Footnotes to Research on Management Innovation. Organization Studies, v. 35, n. 9, p. 1265-1285, 2014.

FALLEIROS, A. E. S.; PIMENTA, M. L.; VALADÃO JÚNIOR, V. M. O significado da autoavaliação institucional na perspectiva de técnicos-administrativos de uma universidade pública. Avaliação, Campinas, v. 21, n. 2, p. 593-618, jul. 2016.

FERREIRA, A. C. S. P.; FERENC, A. V. F.; WASSEM, J. Teaching Work and Capes Assessment: estrangement and naturalization. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1321-1341, oct./dec. 2018.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso 2013.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

GRIBOSKI, C. M.; PEIXOTO, M. C. L.; HORA, P. M. Avaliação externa, autoavaliação e o PDI. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 178-197, mar. 2018.

HORTALE, V. A.; MOREIRA, C. O. F. Auto-avaliação nos programas de pós-graduação na área da saúde coletiva: características e limitações. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 223-233, 2008.

LEITE, D. Avaliação da Educação Superior. In: MOROSINI, Marilia Costa. Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Glossário. Brasília: INEP/RIES, 2006, v. 2.

LEITE, D.; PINHO, I. Concluding Remarks: Evaluation and Collaboration. In: LEITE, D.; PINHO, I. Evaluating Collaboration Networks in Higher Education Research. Drivers of excellence. Cham: Palgrave MacMillan, 2017, Cap. 7, p. 103-107.

LEITE, D. et al. A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação, Campinas, v. 25, n. 02, p. 339-353, jul. 2020.

MAGALHÃES, A. M. S.; REAL, G. C. M. Situando os debates sobre a avaliação da pós-graduação: os estudos do campo pelo campo. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 46, p. 131-148, mai./ago. 2018.

MALDONADO, M. M. C.; BITENCOURT, L. P. Impasses e desafios para uma avaliação formativa em Programas de Pós-graduação. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 429-439, mai./ago. 2019.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NOBRE, L. N.; FREITAS, R. R. A evolução da pós-graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering, São Mateus, v. 3, n. 2, p. 18-30. 2017.

PADILHA, C. K. et al. Capacidade de aprendizagem organizacional e desempenho inovador: percepção dos atores de uma empresa têxtil. Race, Joaçaba, v. 15, n. 1, p. 327-350, jan./abr. 2016.

PATKY, J. The influence of organizational learning on performance and innovation: a literature review. Journal of Workplace Learning, v. 32, n. 3, p. 229-242, 2020.

PATRUS, R. Desigualdade social e pós-graduação em Administração: o papel da avaliação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 58, n. 5, p. 506-510, set./out. 2018.

PATRUS, R.; SHIGAKI, H. B.; DANTAS, D. C. Quem não conhece seu passado está condenado a repeti-lo: distorções da avaliação da pós-graduação no Brasil à luz da história da Capes. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, out./dez. 2018.

SAUL, A. M. A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP. Estudos Em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, p. 97-110, 2002.

SILVA, A. L.; GOMES, A. M. Avaliação Educacional: concepções e embates teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, maio/ago. 2018.

TAVARES, F. F. Análise da instrumentação da ação pública na pós-graduação stricto sensu por meio dos Planos Nacionais de Pós-Graduação. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) – Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2019.

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. Reflexões sobre o sistema de avaliação da capes a partir do V Plano Nacional de Pós-graduação. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 18, n. 37 p. 295-310, mai./ago. 2009.

VOGEL, M. J. M. Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: Análise dos quesitos utilizados pela CAPES e das críticas da comunidade acadêmica. 2015. 190 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões sobre a inserção da Política de Autoavaliação na Pós-Graduação brasileira : o olhar de especialistas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024010, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id266729. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/266729. Acesso em: 19 abr. 2025.