Avaliação da qualidade de vida de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19

Avaliação da qualidade de vida de estudantes universitários

Autores

  • Adriana Carvalho
  • Dr. Flávio Universidade Federal de Goiás
  • Dra. Keila de Alcântara Universidade Federal de Goiás
  • Dra. Ana Amélia Vilela Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id274723

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Estudantes universitários, COVID-19

Resumo

Diversos estudos têm demonstrado que a pandemia do COVID-19 tem prejudicado a saúde mental e a qualidade de vida dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida dos estudantes em duas universidades públicas brasileiras em 2020, utilizando um estudo transversal. O perfil dos participantes foi delineado a partir de um questionário sociodemográfico e a qualidade de vida foi avaliada pelo WHOQOL-bref. Um total de 144 estudantes participaram, sendo a maioria com idade inferior a 23 anos (57%), do sexo feminino (78%), autodeclarada pardos (46%) e sem companheiro(a) (87%). A maioria declarou dormir menos de 8 horas/dia, considerou sua qualidade de vida como sendo boa e estavam satisfeitos com a sua saúde. O domínio relações sociais teve maior média, seguido pelos domínios meio ambiente, físico e psicológico. A percepção sobre a qualidade de vida dos estudantes foi considerada boa e os principais fatores associados foram sexo, renda familiar e número de horas dormidas.

Biografia do Autor

  • Dr. Flávio, Universidade Federal de Goiás

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Farmácia (FF) - Àrea: Bioquímica Clínica, Semiologia Farmacêutica, Farmácia Comunitária, Serviços de Saúde e Docência em Saúde. Doutor (2008) e Mestre (2003) em Biologia, pela Universidade Federal de Goiás, Departamento de Bioquímica. Especialista (2016) em Educação para as Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Farmácia (2000) pelo Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo. Na atualidade coordena o Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços de Saúde da Faculdade de Farmácia - UFG) (LaPESS/FF/UFG). Foi Coordenador da Comissão para o Desenvolvimento do ensino Criativo, Colaborativo e Inovado (DECCI) da UFG (2018 - 2020). É integrante do Corpo de Instrutores Nacionais do Programa de Desenvolvimento Docente par Educadores das Profissões de Saúde do Instituto Regional FAIMER, atua no Programa de Pós-Graduação em Assistência e Avaliação em Saúde (Nível: Mestrado), Ciências da Saúde (Nível: Mestrado e Doutorado) e Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (Nível Mestrado). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Materiais Bioativos com aplicação à Saúde Humana e Meio Ambiente; Serviços Farmacêuticos, em especial Dispensação, Consulta de Revisão, Interação Medicamentosa, Rastreadores de Eventos Adversos "Triggers Tool"; Semiologia Farmacêutica, Métodos Clínicos Farmacêuticos, Ensino nas Profissões da Saúde, Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. Avaliador de Cursos pelo INEP/MEC

  • Dra. Keila de Alcântara , Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Católica de Goiás, mestrado e doutorado em Medicina Tropical, área de concentração Imunologia, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professora associada da UFG, Faculdade de Farmácia. Coordenadora da Liga Acadêmica de Hematologia (LAHEMO/UFG). Coordenadora do Programa de pós-graduação Stricto-sensu em Assistência e Avaliação em Saúde da Faculdade de Farmácia/UFG e coordenadora de práticas do Programa de Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Vem desenvolvendo estudos na área de Educação em Saúde e educação sistêmica.

  • Dra. Ana Amélia Vilela, Universidade Federal de Jataí

    Possui graduação em Nutrição (2008) e mestrado em Biociências pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), e durante esse período realizou mestrado sanduíche (PROCAD) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui doutorado em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e durante esse período realizou o programa de doutorado sanduíche no exterior (PDSE) na School of Social and Community Medicine da University of Bristol, Bristol/ UK. Realizou pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Jataí (Goiás), do curso de Medicina, Jataí-GO. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde - FANUT/UFG. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Epidemiologia Nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição materno-infantil, saúde coletiva, epidemiologia, bioestatística, estudos longitudinais e consumo alimentar.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação da qualidade de vida de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19: Avaliação da qualidade de vida de estudantes universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024011, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id274723. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/274723. Acesso em: 19 abr. 2025.