Política de apoio pedagógico no ensino superior

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id275628

Palavras-chave:

gestão universitária, avaliação formativa, programa de apoio pedagógico.

Resumo

As ações de apoio pedagógico no ensino superior são recentes na história das universidades brasileiras, sendo instituídas por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, nos anos 2010. O programa designa às universidades a responsabilidade da assistência estudantil pela promoção de dez áreas, entre elas o apoio pedagógico. Com essa incumbência, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criou em 2013 o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE), que tem desenvolvido ações de apoio e orientação pedagógica aos graduandos nos cinco campi da instituição. Com quase dez anos de atividades desenvolvidas, observou-se a necessidade de avaliar as ações e resultados do programa, intencionando seu aprimoramento. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma avaliação formativa que orientou a coleta e análise dos dados do programa, possibilitando avaliá-lo. O contexto da pesquisa é o PIAPE e seus atores, logo o estudo foi realizado por meio dos documentos norteadores do programa; das avaliações discentes coletadas pelo PIAPE; e do grupo de foco com a equipe de gestores para identificar limitações e possibilidades do mesmo. A pesquisa demonstra que o PIAPE tem sido uma importante estratégia pedagógica de apoio aos estudantes e ao trabalho de ensino dos docentes, e colabora para a melhoria do desempenho acadêmico. O presente estudo possibilita compreender a função e as possibilidades do apoio pedagógico no ensino superior, assim como propicia uma metodologia de avaliação das ações de apoio pedagógico que pode ser replicada em outras instituições.

Biografia do Autor

  • Luiza Souza Ioppi Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestrado Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pedagoga da Universidade Federal de Santa Catarina. 

  • Raphael Schlickmann, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - CPGA/UFSC. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - CPGA/UFSC. É professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC lecionando nos cursos de graduação em administração, onde atua como coordenador desde 2018, bem como no Mestrado Profissional em Administração Universitária do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - PPGAU. 

     

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Política de apoio pedagógico no ensino superior: um estudo de caso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024003, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id275628. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/275628. Acesso em: 19 abr. 2025.