Política de apoio pedagógico no ensino superior
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id275628Palavras-chave:
gestão universitária, avaliação formativa, programa de apoio pedagógico.Resumo
As ações de apoio pedagógico no ensino superior são recentes na história das universidades brasileiras, sendo instituídas por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, nos anos 2010. O programa designa às universidades a responsabilidade da assistência estudantil pela promoção de dez áreas, entre elas o apoio pedagógico. Com essa incumbência, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criou em 2013 o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE), que tem desenvolvido ações de apoio e orientação pedagógica aos graduandos nos cinco campi da instituição. Com quase dez anos de atividades desenvolvidas, observou-se a necessidade de avaliar as ações e resultados do programa, intencionando seu aprimoramento. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma avaliação formativa que orientou a coleta e análise dos dados do programa, possibilitando avaliá-lo. O contexto da pesquisa é o PIAPE e seus atores, logo o estudo foi realizado por meio dos documentos norteadores do programa; das avaliações discentes coletadas pelo PIAPE; e do grupo de foco com a equipe de gestores para identificar limitações e possibilidades do mesmo. A pesquisa demonstra que o PIAPE tem sido uma importante estratégia pedagógica de apoio aos estudantes e ao trabalho de ensino dos docentes, e colabora para a melhoria do desempenho acadêmico. O presente estudo possibilita compreender a função e as possibilidades do apoio pedagógico no ensino superior, assim como propicia uma metodologia de avaliação das ações de apoio pedagógico que pode ser replicada em outras instituições.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.