Curricularização da extensão universitária

indicadores de avaliação para os cursos de administração e contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id275677

Palavras-chave:

avaliação da extensão universitária, indicadores de avaliação, ensino superior.

Resumo

Com a publicação da Resolução CNE/CES nº 7 de 2018, que trata da curricularização da extensão, houve mobilização das Instituições de Ensino Superior (IES) para o atendimento das diretrizes estabelecidas no referido documento. Diante deste cenário, este artigo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades de indicadores que podem ser utilizados como referência por docentes dos cursos de Administração e Contabilidade nas IES em suas ações extensionistas. Além da implantação da curricularização da extensão, reflete-se também sobre a avaliação de tais ações. Em termos metodológicos, assumiu-se abordagem qualitativa, em pesquisa de caráter documental, com base nos seguintes documentos: Resolução CNE/CES nº 7 de 2018, Política Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras e o edital da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os resultados descritos dialogam com a literatura atual sobre o tema e avançam para maior compreensão sobre os processos de avaliação da extensão, em especial para professores e coordenadores de cursos de Administração e Contabilidade, no sentido de possibilitar a sistematização das ações de extensão, bem como permitir que o estudante seja protagonista nas atividades de extensão.

Biografia do Autor

  • Luciane Duarte da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

    Doutora em Educação - Extensão Universitária pela Universidade Metodista de São Paulo. Coordenadora de Extensão dos cursos EAD na Universidade Metodista de São Paulo. Professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação na área de Administração. 

  • Almir Martins Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie

  • Elmo Tambosi Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Curricularização da extensão universitária: indicadores de avaliação para os cursos de administração e contabilidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024001, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id275677. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/275677. Acesso em: 19 abr. 2025.