As influências do Grupo Banco Mundial no campo da Educação Superior
pautas contemporâneas em torno da avaliação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id275863Palavras-chave:
avaliação, educação superior, grupo banco mundialResumo
As discussões levantas nesse texto são fruto de pesquisa acerca da atuação do Grupo Banco Mundial (BM) no campo da educação superior, realizada ao longo do curso de Doutorado em Educação. O autor parte do pressuposto de que as concepções em torno da avaliação da educação superior dos Estados-membros do BM são, parcial ou totalmente, delineadas pelos tensionamentos causados por esse organismo, através de documentos orientadores por ele publicados. Para confirmação dessa hipótese, é apresentada a análise do What matters most for tertiary education systems: a framework paper, que se configurou como um documento orientador para a criação e o fortalecimento de ferramentas de avaliação dos sistemas educacionais. A análise semântico-categorial do referido documento, apontou a existência da criação de mecanismos avaliativos por parte do BM, assentados na neoliberalização da educação, em torno dos seguintes tópicos: diversificação institucional, economia do conhecimento, participação do setor privado, financiamento das atividades e acesso e permanência na educação superior. Ressalta-se que este documento bancomundialesco é pouco explorado na literatura científica brasileira. Por isso, considera-se o tempo presente como um momento oportuno para serem erguidas novas trincheiras pela defesa da ideia de ensino superior público, gratuito, laico e de qualidade socialmente referenciada. É a isso que o presente artigo se propõe.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.