Alimentação adequada e saudável no campus Belém da Universidade Federal do Pará

estudo de caso das ações e programas institucionais voltados para alunos e servidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id277033

Palavras-chave:

Segurança Alimentar, Avaliação de política pública, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Alimentação coletiva. Alimentos, direitos sociais

Resumo

O direito à alimentação é inerente ao ser humano, por isso inalienável e independente de qualquer legislação. Entretanto, o reconhecimento desse direito em normas, acordos, declarações e outros instrumentos é importante para assegurar sua exigibilidade pelos titulares e o cumprimento pelo Estado. Em 2014, o Ministério da Saúde atualizou a nova versão do Guia Alimentar para a População Brasileira que é uma das estratégias nacionais de promoção da alimentação adequada e saudável que integra a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, objetivando proporcionar aos indivíduos e à coletividade práticas alimentares apropriadas. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar de que forma a UFPA desenvolve ações e programas de incentivo e controle a uma alimentação adequada e saudável por alunos e servidores no Campus do Guamá em Belém, tendo como parâmetro de análise as diretrizes nacionais para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. Dessa maneira, a pesquisa realizada foi embasada nas técnicas de estudo de caso múltiplo numa abordagem quantiqualitativa, na qual foi feito o levantamento bibliográfico e documental. Conclui-se que a UFPA desenvolve programas e ações de promoção a uma alimentação adequada e saudável, com destaque para o restaurante universitário voltado à promoção da política alimentar estudantil; entretanto, verificou-se que em relação aos servidores as ações de promoção da saúde nutricional não atingem os resultados propostos pela Política de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor (PASS).

Biografia do Autor

  • Luly, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade de Paris XIII (2014), em regime de cotutela. Possui graduação (2005) e mestrado em Direito (2008) pela UFPA. É professora adjunta do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, advogada inscrita na OAB-PA, membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Comissão de Regularização Fundiária Urbana da UFPA, da Clínica de Direitos Humanos da UFPA e mediadora judicial e extrajudicial certificada pelo TJE/PA (2021). É Pesquisadora associada ao Laboratoire Caribeen des Sciences Sociais (LC2S - CNRS-França). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Desenvolvimento da Amazônia (PPGDDA). Tem experiência em pesquisa na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: direito fundiário, direito urbanístico-ambiental e ordenamento territorial.

  • Tanha, Universidade Federal do Pará

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA) do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Especialização em Saúde Coletiva pela UFPA (2010) graduação em Direito pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) (2019) e graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela UFPA (2005).

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alimentação adequada e saudável no campus Belém da Universidade Federal do Pará: estudo de caso das ações e programas institucionais voltados para alunos e servidores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025027, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id277033. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/277033. Acesso em: 17 dez. 2025.