A relação entre estrutura, composição e processos dos conselhos superiores e o desempenho das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id278033

Palavras-chave:

avaliação de desempenho organizacional

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar a relação entre estrutura, composição e processos dos conselhos superiores das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras e o desempenho destas instituições. As variáveis utilizadas nesta pesquisa são: para a estrutura, o tamanho e o número de comitês vinculados aos Conselhos; para a composição, a proporção de membros externos; para os processos, o número de reuniões; e para o desempenho, o Índice Geral de Cursos – IGC. Para a realização das inferências, inicialmente realiza-se levantamento junto a agentes públicos das instituições públicas federais de ensino superior no intuito de se identificarem as covariáveis-chave na relação entre governança e desempenho. Então, os dados são coletados em fontes documentais diversas. O painel resultante traz dados do período de 2010 a 2019 por instituição por ano, e as inferências são realizadas a partir da técnica do GMM sistêmico. Os resultados demonstram que existe relação estatisticamente significativa entre a estrutura, a composição e os processos dos conselhos superiores das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras e o seu desempenho. Analisados conjuntamente, os resultados apontam que menores conselhos, mais comitês vinculados aos conselhos, menores proporções de membros externos e mais reuniões estão associados a melhores desempenhos para as instituições públicas federais de ensino superior. A relação entre o tamanho do conselho superior e o desempenho e a relação entre número de reuniões do conselho superior e desempenho das instituições também apresentaram uma relação não-linear estatisticamente significativa.

Biografia do Autor

  • Vinícius Flausino, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2023), mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (2012), graduação em Administração pela Universidade de Uberaba (2010) e graduação em Comunicação Social - habilitação em Propaganda pela Universidade de Uberaba (2008). Administrador pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atualmente em exercício na Assessoria Especial de Controle Interno - AECI do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - MGI. Atuou como Diretor do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Pró-Reitor de Planejamento substituto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2018-2023), além de Procurador Educacional Institucional (2013-2023) e Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (2015-2023). Tem experiência na área de Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Educação Superior, Indicadores de desempenho e Planejamento.

  • Hamilton Corrêa, Universidade de São Paulo,Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1974/1977) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1978/1980) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1981/1986) e pós-doutorado na Bélgica (1992). Professor Doutor da FEA/USP. Ministra disciplinas na Graduação, Mestrado e Doutorado. Linhas de pesquisa e orientação no mestrado e doutorado: Avaliação do Desempenho Organizacional; Estrutura Organizacional; Modelos de Gestão e Metodologia e Didática no Ensino de Administração Foi Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP de 2008 a 2012 e Presidente da Comissão de Graduação em 2011/2012. Foi Vice-presidente Acadêmico do Conselho Regional de Administração-SP de 2011/2015

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A relação entre estrutura, composição e processos dos conselhos superiores e o desempenho das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024015, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id278033. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/278033. Acesso em: 19 abr. 2025.