O currículo por competências no curso de Educação Física na Unijuí
processo de implementação e impactos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id279438Palavras-chave:
currículo, competências, educação superiorResumo
O artigo apresenta o processo de implementação, bem como os resultados iniciais, do currículo por competências no curso de Educação Física na (omitido para não identificar a autoria). A partir das experiências como coordenador do curso e docente em componentes curriculares, o autor faz uma breve e concisa avaliação da implementação do currículo em seus dois primeiros anos. O texto é desenvolvido numa perspectiva descritiva, organizado em cinco partes: indicação do contexto e os aspectos que influenciaram a criação de um novo currículo; apresentação da estrutura que compõe o currículo; descrição das escolhas metodológicas utilizadas no desenvolvimento do currículo; avaliação dos impactos iniciais da restruturação e implementação do curso nos primeiros dois anos; apontamento de êxitos e dificuldades no processo. Os resultados indicam que o currículo atual tem possibilitado uma formação ampliada aos acadêmicos considerando a análise da possibilidade de mobilização efetiva do que se estuda, em contraste com o campo profissional. Os acadêmicos consideram o novo modo de organização do curso produtivo, conferindo méritos aos procedimentos metodológicos e às atuações dos professores quem visam o aprimoramento dos seus conhecimentos. A experiência de planejamento e estudo colaborativo permitiu aos professores qualificarem suas atuações e reconhecer que precisam estudar permanentemente. Evidencia-se que, por um lado, ocorreram avanços em uma série aspectos e, por outro, há pontos importantes a evoluir, uma vez que os docentes se movimentam e se posicionam em níveis diferentes, em relação ao planejamento, desenvolvimento e avaliação das aulas por competências.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.