O currículo por competências no curso de Educação Física na Unijuí

processo de implementação e impactos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id279438

Palavras-chave:

currículo, competências, educação superior

Resumo

O artigo apresenta o processo de implementação, bem como os resultados iniciais, do currículo por competências no curso de Educação Física na (omitido para não identificar a autoria). A partir das experiências como coordenador do curso e docente em componentes curriculares, o autor faz uma breve e concisa avaliação da implementação do currículo em seus dois primeiros anos. O texto é desenvolvido numa perspectiva descritiva, organizado em cinco partes: indicação do contexto e os aspectos que influenciaram a criação de um novo currículo; apresentação da estrutura que compõe o currículo; descrição das escolhas metodológicas utilizadas no desenvolvimento do currículo; avaliação dos impactos iniciais da restruturação e implementação do curso nos primeiros dois anos; apontamento de êxitos e dificuldades no processo. Os resultados indicam que o currículo atual tem possibilitado uma formação ampliada aos acadêmicos considerando a análise da possibilidade de mobilização efetiva do que se estuda, em contraste com o campo profissional. Os acadêmicos consideram o novo modo de organização do curso produtivo, conferindo méritos aos procedimentos metodológicos e às atuações dos professores quem visam o aprimoramento dos seus conhecimentos. A experiência de planejamento e estudo colaborativo permitiu aos professores qualificarem suas atuações e reconhecer que precisam estudar permanentemente. Evidencia-se que, por um lado, ocorreram avanços em uma série aspectos e, por outro, há pontos importantes a evoluir, uma vez que os docentes se movimentam e se posicionam em níveis diferentes, em relação ao planejamento, desenvolvimento e avaliação das aulas por competências.

Biografia do Autor

  • Robson Machado Borges, Unijuí

    Doutor em Ciências do Movimento Humano. Professor adjunto na Unijuí, trabalhando no curso de graduação em Educação Física, no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O currículo por competências no curso de Educação Física na Unijuí: processo de implementação e impactos iniciais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024019, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id279438. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/279438. Acesso em: 19 abr. 2025.