Fatores associados ao desempenho dos alunos dos cursos de licenciatura em Educação a distância

análise por meio da regressão linear múltipla

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id281052

Palavras-chave:

Educação a distância.

Resumo

Este artigo analisa quais fatores influenciam o desempenho dos alunos nos cursos de licenciatura na modalidade Educação à Distância (EaD) de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Os fundamentos da Teoria da Função de Produção Educacional (TFPE) e o estabelecimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política pública educacional subsidiarão a metodologia e as discussões. A abordagem é quantitativa, com microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e como técnica de análise foi utilizado a regressão linear múltipla dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) para os testes empíricos. Foi encontrado desempenho médio superior das IES públicas na modalidade EaD, assim como significância de fatores já consolidados na literatura relacionados ao desempenho acadêmico dos discentes. Os resultados são relevantes pois trazem contribuições para o delineamento do sistema de ensino à distância no país, assim como contribuições de interesse social, pois fornecem subsídios para políticas públicas educacionais mais efetivas.

Biografia do Autor

  • Evangelina de Mello Bastos, Universidade Federal de Viçosa

    Mestra em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais. 

     

  • Ykaru Gomes Wagner, Universidade Federal de Viçosa

    Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2020). Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. 

  • Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

    Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (2005). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração. 

     

  • Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa

    Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

     

  • Aline Xisto Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

    Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. Servidora Pública de Nível Superior da Universidade Federal de Viçosa

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fatores associados ao desempenho dos alunos dos cursos de licenciatura em Educação a distância: análise por meio da regressão linear múltipla. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id281052. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/281052. Acesso em: 19 abr. 2025.