Fatores associados ao desempenho dos alunos dos cursos de licenciatura em Educação a distância
análise por meio da regressão linear múltipla
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id281052Palavras-chave:
Educação a distância.Resumo
Este artigo analisa quais fatores influenciam o desempenho dos alunos nos cursos de licenciatura na modalidade Educação à Distância (EaD) de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Os fundamentos da Teoria da Função de Produção Educacional (TFPE) e o estabelecimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política pública educacional subsidiarão a metodologia e as discussões. A abordagem é quantitativa, com microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e como técnica de análise foi utilizado a regressão linear múltipla dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) para os testes empíricos. Foi encontrado desempenho médio superior das IES públicas na modalidade EaD, assim como significância de fatores já consolidados na literatura relacionados ao desempenho acadêmico dos discentes. Os resultados são relevantes pois trazem contribuições para o delineamento do sistema de ensino à distância no país, assim como contribuições de interesse social, pois fornecem subsídios para políticas públicas educacionais mais efetivas.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.