As contribuições das atividades de estágio extracurricular em termos de potencial de aprendizagem para a formação em administração
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282425Palavras-chave:
aprendizagem, atividades de estágio, estágio extracurricularResumo
Esta pesquisa revela reflexões que contribuem para a formulação de políticas de autoavaliação por parte de cada universitário estagiário e com os estudos no campo das organizações com ênfase na gestão de políticas de desenvolvimento de pessoas que venham a beneficiar a formação de graduandos, futuros administradores, que almejam conquistar uma aprendizagem significativa e crítica em suas experiências de estágio extracurricular. O propósito foi analisar as contribuições das atividades de estágio supervisionado extracurricular em termos de potencial de aprendizagem significativa e crítica para a formação de estudantes do curso de administração de uma Universidade Federal brasileira. A partir da perspectiva crítica da teoria de aprendizagem significativa foram identificadas as proposições que serviram como base para a análise das experiências dos estagiários em suas atividades de estágio. A partir do confronto teórico empírico a análise relevou que as atividades de estágio, em sua maioria, não contribuem em termos de aprendizagem potencialmente significativa e crítica para a formação dos estudantes, mas colaboram para o reforço de uma aprendizagem potencialmente mais mecânica na organização que os recebem. O diagnóstico deste estudo de caso contribui com reflexões acerca das políticas de gestão de estágio supervisionado nas organizações, em que se discute a importância do processo proativo e significativo de aprendizagem dos estagiários para a alavancagem de sua formação.
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