As contribuições das atividades de estágio extracurricular em termos de potencial de aprendizagem para a formação em administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282425

Palavras-chave:

aprendizagem, atividades de estágio, estágio extracurricular

Resumo

Esta pesquisa revela reflexões que contribuem para a formulação de políticas de autoavaliação por parte de cada universitário estagiário e com os estudos no campo das organizações com ênfase na gestão de políticas de desenvolvimento de pessoas que venham a beneficiar a formação de graduandos, futuros administradores, que almejam conquistar uma aprendizagem significativa e crítica em suas experiências de estágio extracurricular. O propósito foi analisar as contribuições das atividades de estágio supervisionado extracurricular em termos de potencial de aprendizagem significativa e crítica para a formação de estudantes do curso de administração de uma Universidade Federal brasileira. A partir da perspectiva crítica da teoria de aprendizagem significativa foram identificadas as proposições que serviram como base para a análise das experiências dos estagiários em suas atividades de estágio. A partir do confronto teórico empírico a análise relevou que as atividades de estágio, em sua maioria, não contribuem em termos de aprendizagem potencialmente significativa e crítica para a formação dos estudantes, mas colaboram para o reforço de uma aprendizagem potencialmente mais mecânica na organização que os recebem. O diagnóstico deste estudo de caso contribui com reflexões acerca das políticas de gestão de estágio supervisionado nas organizações, em que se discute a importância do processo proativo e significativo de aprendizagem dos estagiários para a alavancagem de sua formação.

Biografia do Autor

  • Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

    Professora Adjunto-C, Nível 03, do Departamento de Administração da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Processos Organizacionais - TecPrO. Doutora em Engenharia de Produção pela UNIMEP-SP. Atua na área de Organizações, com ênfase em Gestão do Conhecimento, Gestão Estratégica e Gestão da Inovação.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As contribuições das atividades de estágio extracurricular em termos de potencial de aprendizagem para a formação em administração . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024024, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id282425. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/282425. Acesso em: 19 abr. 2025.