Autorregulação da aprendizagem e autonomia promovidas em práticas educativas docentes de Relações Públicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id285028Palavras-chave:
autorregulação, práticas educativas, relações públicasResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com docentes e/ou coordenadores dos cursos de Relações Públicas de Instituições de Ensino Superior do Brasil que buscou identificar se as práticas educativas podem ser ressignificadas por meio da promoção da autorregulação da aprendizagem e da autonomia do discente. Por meio de revisão de literatura sobre o objeto da pesquisa, notou-se ineditismo do artigo. A pesquisa realizada foi qualitativa e considerou dados quantificáveis ao descrever e analisar os dados empíricos coletados em campo por meio de duas etapas e o uso de dois instrumentos: (i) questionário - estruturado com 20 questões de múltipla escolha formuladas com base na escala Likert e que contou com 18 participantes; e (ii) entrevista estruturada – apresentada com 12 questões abertas e contou com 13 respondentes (entre os 18 participantes da etapa anterior). A amostra indicou resultados que foram agrupados em três categorias de análises e doze eixos. Pôde-se perceber que os participantes da amostra identificaram a importância da promoção da autorregulação e da autonomia no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior e entendem que se torna necessário obter o devido conhecimento sobre os constructos da autorregulação da aprendizagem para que possam trazer outras contribuições acerca da temática pouco explorada e aplicada. Espera-se que novos estudos se apresentem a partir dos resultados apresentados na pesquisa desenvolvida que buscou verificar se as práticas docentes de Relações Públicas podem ser ressignificadas por meio da promoção da autorregulação e da autonomia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.