Autorregulação da aprendizagem e autonomia promovidas em práticas educativas docentes de Relações Públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id285028

Palavras-chave:

autorregulação, práticas educativas, relações públicas

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com docentes e/ou coordenadores dos cursos de Relações Públicas de Instituições de Ensino Superior do Brasil que buscou identificar se as práticas educativas podem ser ressignificadas por meio da promoção da autorregulação da aprendizagem e da autonomia do discente. Por meio de revisão de literatura sobre o objeto da pesquisa, notou-se ineditismo do artigo. A pesquisa realizada foi qualitativa e considerou dados quantificáveis ao descrever e analisar os dados empíricos coletados em campo por meio de duas etapas e o uso de dois instrumentos: (i) questionário - estruturado com 20 questões de múltipla escolha formuladas com base na escala Likert e que contou com 18 participantes; e (ii) entrevista estruturada – apresentada com 12 questões abertas e contou com 13 respondentes (entre os 18 participantes da etapa anterior). A amostra indicou resultados que foram agrupados em três categorias de análises e doze eixos. Pôde-se perceber que os participantes da amostra identificaram a importância da promoção da autorregulação e da autonomia no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior e entendem que se torna necessário obter o devido conhecimento sobre os constructos da autorregulação da aprendizagem para que possam trazer outras contribuições acerca da temática pouco explorada e aplicada. Espera-se que novos estudos se apresentem a partir dos resultados apresentados na pesquisa desenvolvida que buscou verificar se as práticas docentes de Relações Públicas podem ser ressignificadas por meio da promoção da autorregulação e da autonomia.

 

Biografia do Autor

  • Célia Christina de Almeida Padreca Nicoletti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

    Graduada em Relações Públicas pela PUC-Campinas, Pós-graduada em Administração-Marketing pela FECAP/Instituto Bücker, Mestre e Doutoranda (tese aprovada em fase de homologação) em Educação pela PUC-Campinas. Atua como Docente e Conselheira na faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas desde 2006. É Conselheira Federal efetiva do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP/gestão 2022-2025) - foi membro da Diretoria Executiva do CONFERP, como Secretária-Geral e Conselheira Federal efetiva – na gestão 2019-2022. Experiências profissionais anteriores: BIC Brasil S.A., Arjowwiggins/Votorantim, Santista, Prefeitura Municipal de Salto e outras.

  • Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

    Samuel Mendonça é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Direito da PUC Campinas, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq), Consultor da CAPES e do CNPq das áreas de Filosofia, Direito e Educação. Pesquisador Principal do CPTEn - Centro Paulista de Estudos sobre a Transição Energética. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq 1D CA Educação. Editor-Assistente da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15 Região. Pós-doutorado pela FE-USP. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas.

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Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Autorregulação da aprendizagem e autonomia promovidas em práticas educativas docentes de Relações Públicas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024018, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id285028. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/285028. Acesso em: 19 abr. 2025.