Os investimentos das universidades federais brasileiras contribuem para a performance? Evidências nos destinos dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id287925

Palavras-chave:

Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), performance organizacional, abordagem sistêmica, universidades federais brasileiras

Resumo

A pesquisa objetivou analisar as ações do Programa de Assistência Estudantil (PNAES) nas Universidades Federais brasileiras, sob a ótica das Abordagem Sistêmica Organizacional visando o Desenvolvimento da Performance Organizacional. Para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados dados de uma survey com população total de 672 respondentes, servidores das 69 Universidades Federais existentes no Brasil. Os resultados apresentaram dados de uma amostra de 134 respondentes, com nível de confiança acima de 95%. Foi elaborada a tabela de contingência com a clusterização das variáveis para verificar o quanto estão correlacionadas com os clusters, e analisar quais as ações do PNAES influenciam a performance organizacional das Universidades Federais. Como resultados desta pesquisa, as ações de Moradia, Transporte, Inclusão Digital, Cultura e Creche são as ações do PNAES com investimentos que contribuem diretamente com a performance das Universidades Federais, onde foi apresentado por meio da percepção dos entrevistados, uma correlação estatística significativa para a performance das universidades. Com base nos resultados encontrados, foi possível observar a eficiência com alta performance na aplicação dos recursos públicos, garantindo a qualidade do gasto e das políticas públicas. Estatisticamente foi demonstrado que existe correlação suficiente entre as variáveis das ações do PNAES (moradia, transporte, inclusão digital, cultura e creche) e a performance organizacional das universidades. As variáveis analisadas podem ser um elemento norteador de mudanças necessárias para promover melhorias nas políticas de Assistência Estudantil nas Universidades Federais brasileiras.

Biografia do Autor

  • Fernanda Neves Tavares Serra, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Possui Graduação em Administração pela Universidade de Cuiabá (2000) , Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR. (2023). Foi Professora Voluntária da Faculdade de Administração no Curso de Administração Pública - na modalidade EaD da Universidade Federal de Mato Grosso (2022 - 2023).

  • Elpidio Oscar Benitez Nara, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    PÓS DOUTORADO em Universidade federal de Santa Maria (2020 a 2022), DOUTORADO em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). MESTRADO em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Possui GRADUAÇÃO em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1986). Atualmente é diretor da KNOWLEDGE INSTITUTE desde 2020. Foi pesquisador e Prof. Adjunto da PUC-PR do PPGEPS mestrado e doutorado 2022-2024. Foi PROFESSOR TITULAR da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) 1988-2020 atuando nos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Mecânica e como COORDENADOR do Programa de Mestrado em Sistemas e Processos Industriais e professor do Mestrado e doutorado do Programa de Pós graduação em Tecnologia Ambiental.

  • Sandro César Bortoluzzi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná [https://ror.org/002v2kq79]

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Inteligência Organizacional. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Administração Financeira, Contábil e Controladoria. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é Professor Associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor de graduação no Curso de Ciências Contábeis e no Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS).

  • Sergio Eduardo Gouvea da Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-1989), com Mestrado em Engenharia Elétrica (Automação) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-1993) e Doutorado em Engenharia (Produção) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP-2003). Fez o Doutorado Sanduíche no Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge, Inglaterra (2000-2001). Realizou Pós-Doutorado no Edward P. Fitts Department of Industrial and Systems Engineering da North Carolina State University, EUA (2009-2010). É Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e foi, no período 1995-2021, Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde chegou a Professor Titular (Gestão de Operações). Foi Presidente 2017-2020 da ANPEPRO - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção, Vice President - Americas 2014-2016 da Production and Operations Management Society (POMS), Secretário-Geral 2011-2013 e Presidente 2013-2015 da International Foundation for Production Research (IFPR), membro da Diretoria 2010-2013 da Society for Engineering and Management Systems do Institute of Industrial and Systems Engineers (SEMS/IISE), e Diretor Financeiro 2004-2005 da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da UTFPR / Campus Pato Branco e foi Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da PUCPR. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2006 e foi Membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Engenharias) 2013-2016 da Fundação Araucária, sendo atualmente membro deste comitê para o período 2020-2024.

  • Guilherme Brittes Benitez, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - PPGEPS na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Diretor do Grupo de Operações, Produtos e Estratégias Digitais (GOPED) na PUCPR. Pesquisador do grupo de pesquisa NEO (Núcleo de Engenharia Organizacional - UFRGS). Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também foi pesquisador visitante da CAPES/PRINT (doutorado sanduíche) no Departamento de Engenharia de Gestão do Politecnico di Milano na Itália. Doutor em Engenharia de Produção pela UFRGS. Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS. Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os investimentos das universidades federais brasileiras contribuem para a performance? Evidências nos destinos dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id287925. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/287925. Acesso em: 19 abr. 2025.