A entrada dos egressos de licenciaturas da educação superior na docência
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100006Palavras-chave:
educação superior, Formação de professores, Trabalho docenteResumo
Este artigo analisa a relação entre as diferenças qualitativas na formação dos graduados dos cursos de licenciatura da educação superior e os resultados que os egressos obtêm no emprego formal no Brasil. Utilizamos os dados do Enade 2011 e RAIS 2014, para investigar dois tipos de resultados dos graduados no mundo do trabalho: (1) entrada no emprego formal; e (2) emprego na ocupação típica de docência. A análise indica desigualdades nos resultados por gênero, raça e, sobretudo, nível socioeconômico dos egressos, além de mostrar que as diferenças qualitativas na educação superior importam para o seu destino ocupacional.
Referências
ABBOTT, Andrew. The system of Professions: an essay on the division of expert labor. Chicago: The University of Chicago Press, 1988.
Abbott, Andrew. Chaos of disciplines. Chicago: University of Chicago Press, 2001.
AINA, Carmen; CASALONE, Giorgia. Early labor market outcomes of university graduates: Does time to degree matter? Socio-Economic Planning Sciences, v. 71, p. 1-17, set. 2020.
ALVES, Raphael; BRITO, Ariana de; COSTA, Roberta Mendes e; MACHADO, Danielle Carusi; RAEDER, Francisco; WALTENBERG, Fábio. Ser ou não ser professor da Educação Básica? Salário esperado e outros fatores na escolha ocupacional de concluintes de licenciaturas. Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE). Rio de Janeiro: 2016. Texto para Discussão, n. 120. Disponível em: https://www.ie.ufrj.br/images/IE/grupos/cede/tds/TD120.pdf. Acesso em: 30 Jan., 2020.
ARUM, Richard; ROKSA, Josipa. Academically adrift: limited learning on college campuses. Chicago: University of Chicago Press, 2011.
ARUM, Richard; ROKSA, Josipa. Aspiring adults adrift: tentative transitions of college graduates. Chicago: The University of Chicago Press, 2014.
BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; DWYER, Tom. Higher Education in crisis: Critical voices from emerging countries. In: COTÉ, James; FURLONG, Andy. Routledge handbook of the sociology of Higher Education. New York: Routledge, 2016. P. 315-327.
BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; VIEIRA, André de Holanda Padilha; TAGLIARI, Clarissa. Institutional and social factors of performance and completion of higher education. Trabalho apresentado à 30º CHER Annual Conference, Jyväskylä, 2017.
BARBOSA-FILHO, Fernando de Holanda; AFONSO, Luís Eduardo; PESSÔA, Samuel de Abreu. Um estudo sobre os diferenciais de remuneração entre os professores das redes pública e privada de ensino. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 597–628, set. 2009.
BÉTEILLE, Tara; LOEB, Susanna. Teacher Quality and Teacher Labor Markets. In: SYKES, Gary; SCHNEIDER, Barbara; PLANK, David. Handbook of Education Policy Research. Nova Iorque: Routledge, Taylor & Francis, 2009. P. 596-612.
BOL, Thijs; HEISIG, Jan Paul. Explaining wage differentials by field of study among higher education graduates: Evidence from a large-scale survey of adult skills. Social Science Research, v. 99, p. 1-16, set. 2021.
BROCK, Colin; SCHWARTZMAN, Simon. The Challenges of Education in Brazil. Oxford: Symposium Books, 2004.
CARVALHAES, Flavio; RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. Tempo Social, v. 31, n. 1, p. 195–233, abr. 2019.
CARVALHO, Priscila Larangeira; ARAUJO, Fernanda Ribeiro de; SCACHETTI, Rodolfo Eduardo; SEOANE, María Jesus Freire; OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de. Competências genéricas auto referidas por universitários brasileiros. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 29, n. 14, p. 1-22, fev. 2021.
CASTELLAR, Ivan; VELOSO, Alexandre Weber Aragão; FERREIRA, Roberto Tatiwa; SOARES, Ilton. Uma análise dos determinantes de desempenho em concurso público. Economia Aplicada, v. 14, n. 1, p. 81-98, mar. 2010.
COSTA, Leandro Oliveira; ARRAES, Ronaldo de Albuquerque E.; GUIMARÃES, Daniel Barboza. Estabilidade dos professores e qualidade do ensino de escolas públicas. Economia Aplicada, v. 19, n. 2, p. 261–298, jun. 2015.
DUBET, François; DURU-BELLAT, Marie; VERETOUT, Antoine. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, v. 14, n. 29, p. 22-70, jan./abr. 2012.
ELACQUA, Gregory; MAROTTA, Luana. Do Multiple School Jobs Affect Teacher Performance?: Evidence from Brazil. Inter-American Development Bank, Washington, 2019. P. 18. IDB Working Paper, n. 1051. Disponível em: https://publications.iadb.org/en/do-multiple-school-jobs-affect-teacher-performance-evidence-brazil. Acesso em 23 jun. 2021.
FREIDSON, Eliot: Professional powers. Chicago: University of Chicago Press, 1986.
GERBER, Theodore P.; CHEUNG, Sin Y. Horizontal Stratification in Postsecondary Education: Forms, Explanations, and Implications. Annual Review of Sociology, v. 34, n. 1, p. 299–318, ago. 2008.
GOLDHABER, Dan; LIU, Albert. Occupational choices and the academic proficiency of the teacher workforce. Developments in School Finance, v. 2, p. 53–75, jan. 2003.
HONORATO, Gabriela; ZUCCARELLI, Carolina; VIEIRA, André. Estratificação horizontal nas licenciaturas das instituições federais brasileiras. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 28–53, 2019.
HONORATO, Gabriela; VIEIRA, André; ZUCCARELLI, Carolina. Expansão, diversificação e composição social da área de Educação no ensino superior brasileiro (1995- 2015). In: HERINGER, Rosana. Educação superior no Brasil contemporâneo: estudos sobre acesso, democratização e desigualdades. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da UFRJ, 2018. P. 31-85.
JACOB, Marita; KLEIN, Markus. Social origin, field of study and graduates’ career progression: does social inequality vary across fields?. The British Journal of Sociology, v. 70, n. 5, p. 1850–1873, dez. 2019.
JACOMINI, Márcia Aparecida; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Carreira docente e valorização do magistério: Condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pro-Posições, v. 27, n. 2, p. 177–202, ago. 2016.
KNOP, Márcia; COLLARES, Ana Cristina Murta. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351–380, mai. 2019.
LARSON, Magali Sarfatti. The rise of professionalism. Berkeley: University of California Press, 1977.
LOUZANO, Paula; ROCHA, Valéria; MORICONI, Gabriela Miranda; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, v. 21, n. 47, p. 543-568, dez. 2010.
MACIENTE, Aguinaldo Nogueira; NASCIMENTO, Paulo Meyer; SERVO, Luciana Mendes Santos; VIEIRA, Roberta da Silva; SILVA, Carolina Andrade. A Inserção de recém-graduados em engenharias, medicina e licenciaturas no mercado de trabalho formal. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, 2015. P. 16. Radar, n. 38. Disponível em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em: 18 abr. 2019.
MATIJASCIC, Milko. Professores da Educação Básica no Brasil: condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneração. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, 2017. P. 44. Texto para Discussão, v. 2304. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2304.pdf. Acesso em 20 jun. 2021.
NEGRI, João Alberto de; CASTRO, Paulo Furtado de; SOUZA, Natalia Ribeiro de; ARBACHE, Jorge Saba. Mercado Formal de Trabalho: Comparação entre os Microdados da RAIS e da PNAD. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, 2001. P. 29. Texto para Discussão, v. 840. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0840.pdf. Acesso em 30 out. 2020.
OECD. Teachers matter: attracting, developing and retaining effective teachers. Paris: OECD Publications, 2006.
PAUL, Jean-Jacques; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Qualidade docente e eficácia escolar. Tempo Social, v. 20, n. 1, p. 119–133, ago. 2008.
PAULA; Aida El-Khoury de. O projeto profissional das enfermeiras: o caso das unidades de terapia intensiva em Belo Horizonte. 2000. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
PISSAIA, Luís Felipe; MARTINS, Silvana Neumann; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; COSTA, Arlete Eli Kuns da. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE e o desenvolvimento de competências no ensino superior. Research, Society and Development, v. 7, n. 2, p. 1-13, jan. 2018.
PODGURSKY, Michael; MONROE, Ryan; WATSON, Donald. The academic quality of public school teachers: An analysis of entry and exit behavior. Economics of Education Review, v. 23, n. 5, p. 507–518, out. 2004.
PRATES, Antonio Augusto Pereira; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. A expansão e as possibilidades de democratização do ensino superior no Brasil. Caderno CRH, v. 28, n. 74, p. 327–340, ago. 2015.
VAILLANT, Denise. Atraer y retener buenos profesionales en la profesión docente: políticas en Latinoamérica. Revista de Educación, v. 340, p. 117-140, mai/ago. 2006.
VAILLANT, Denise; MANSO, Jesús. Formación inicial y carrera docente en América Latina: una mirada global y regional. Ciencia y Educación, v. 6, n. 1, p. 109–118, mar. 2022.
VAN DE WERFHORST, Herman; KRAAYKAMP, Gerbert. Four Field-Related Educational Resources and Their Impact on Labor, Consumption, and Sociopolitical Orientation. Sociology of Education, v. 74, n. 4, p. 296-317, out. 2001.
VEGAS, Emiliana. Incentives to Improve Teaching: Lessons from Latin America. Washington: The World Bank, 2005.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 403605/2019-9;E-26/200.863/2021