A organização do ambiente virtual de aprendizagem na EaD

o ponto de vista dos estudantes

Autores

  • Raissa Araujo Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-8384-8928
  • Edneide Maria Pinheiro Galvão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Cristina Leandro Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100032

Palavras-chave:

Educação a Distância., Ambiente Virtual de Aprendizagem, Organização didática., Interação

Resumo

O artigo objetiva discutir a organização didática do ambiente virtual de aprendizagem, a partir do ponto de vista dos estudantes, e compreender as singularidades dos processos de interação nesse contexto. Os dados foram construídos a partir de um questionário aplicado com estudantes de diferentes cursos, de um polo da educação a distância. Os resultados indicam que a organização didática das páginas depende de um planejamento, que articule os conteúdos, as estratégias metodológicas, os recursos didáticos, a avaliação e as informações, de modo a atender às especificidades da EaD. Quanto ao fenômeno da interação, destaca-se a participação ativa e constante, além dos feedbacks, como potencializadores das relações entre os atores envolvidos, o que contribui para o engajamento do estudante.

Biografia do Autor

  • Raissa Araujo Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Inovação em Tecnologias Educacionais - PPgITE /UFRN, especialista em Língua Portuguesa - UFRN e graduada em Pedagogia - UFRN. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Educação Infantil .Professora da rede municipal de Educação do município de Parnamirim - RN.

  • Edneide Maria Pinheiro Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semi Árido Nordestino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora Adjunto IV da da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenadora de Polo UAB da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem interesse na área de Educação, com ênfase em Cultura Escolar e Educação a Distância.

  • Maria Cristina Leandro Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando nos cursos de pedagogia presencial e a distância, no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Os estudos versam sobre Formação Docente nas áreas de educação infantil, alfabetização, tecnologias educacionais e educação a distância.

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Publicado

19-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A organização do ambiente virtual de aprendizagem na EaD : o ponto de vista dos estudantes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023021, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100032. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/271287. Acesso em: 21 mar. 2025.