Análise de distratores

uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100042

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Modelo de Resposta Nominal, Licenciatura em Matemática

Resumo

Testes baseados em itens de múltipla escolha frequentemente utilizam a Teoria da Resposta ao Item para a estimação de parâmetros dentro de modelos dicotômicos. Contudo, o Modelo de Resposta Nominal permite estudar itens politômicos considerando a informação obtida na análise das alternativas escolhidas pelos respondentes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva interpretar o conteúdo e alternativas dos itens do ENADE 2017 referentes aos cursos de Licenciatura em Matemática a fim de contribuir para o aprofundamento da análise edumétrica do referido teste, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa utilizando concomitantemente o Modelo de Resposta Nominal e a perspectiva da análise de erros em matemática.  Os resultados indicam que o teste ENADE 2017 para o curso de Licenciatura em Matemática continha itens com necessidade de revisão por experts da área e esclarecem alguns raciocínios dos respondentes.

Biografia do Autor

  • Sandra Cristina Martini Rostirola, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED. Possui mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, pelo PPGECMT da UDESC e Licenciatura em Matemática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense (IFC), onde desenvolve atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Também tem experiência na área da Educação no ensino de Matemática, atuando como professora nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (NEPESTEEM - UDESC) e do GT12 - Grupo de trabalho de Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Atualmente, se dedica às pesquisas relacionadas as competências estatísticas do professor de matemática, jogos e materiais alternativos para ensino de estatística e resolução de problemas.

  • Elisa Henning, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Estatística pela Universidade Aberta de Portugal (2014), especialização em Matemática e Estatística (UFLA) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa na área de Estatística Aplicada à Engenharia, nomeadamente ao Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil e Métodos Estatísticos para a Pesquisa em Educação.

  • Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutorado e Mestrado, em Engenharia de Produção - UFSC e pós-doutora em Educação Matemática pelo Institut National de Recherche Pédagogique-INRP, Lyon-França. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Professora associada do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Matemática e Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática: Tecnologias, Ensino Superior e Formação Docente.

Publicado

13-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise de distratores : uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023026, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100042. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/274896. Acesso em: 15 fev. 2025.