Análise de distratores
uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100042Palavras-chave:
Avaliação em larga escala, Modelo de Resposta Nominal, Licenciatura em MatemáticaResumo
Testes baseados em itens de múltipla escolha frequentemente utilizam a Teoria da Resposta ao Item para a estimação de parâmetros dentro de modelos dicotômicos. Contudo, o Modelo de Resposta Nominal permite estudar itens politômicos considerando a informação obtida na análise das alternativas escolhidas pelos respondentes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva interpretar o conteúdo e alternativas dos itens do ENADE 2017 referentes aos cursos de Licenciatura em Matemática a fim de contribuir para o aprofundamento da análise edumétrica do referido teste, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa utilizando concomitantemente o Modelo de Resposta Nominal e a perspectiva da análise de erros em matemática. Os resultados indicam que o teste ENADE 2017 para o curso de Licenciatura em Matemática continha itens com necessidade de revisão por experts da área e esclarecem alguns raciocínios dos respondentes.
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