Analysis of distractors: an interpretation by the nominal response model of Enade 2017 items applied to the Degree in Mathematics

uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100042

Keywords:

Large scale assessment, Nominal Response Model, Degree in Mathematics

Abstract

Tests based on multiple choice items often use Item Response Theory to estimate parameters within dichotomous models. However, the Nominal Response Model allows studying polytomous items considering the information obtained in the analysis of the alternatives chosen by the respondents. In this sense, the present research aims to interpret the content and alternatives of the Enade 2017 items referring to the Mathematics Degree programs in order to contribute to the deepening of the edumetric analysis of said test, through a quantitative-qualitative approach using the Model of Nominal Response and the perspective of error analysis in mathematics. The results indicate that the Enade 2017 test for the Mathematics Teaching Degree program contained items in need of review by experts in the area and clarify some of the respondents' reasoning.

Author Biographies

  • Sandra Cristina Martini Rostirola, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED. Possui mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, pelo PPGECMT da UDESC e Licenciatura em Matemática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense (IFC), onde desenvolve atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Também tem experiência na área da Educação no ensino de Matemática, atuando como professora nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (NEPESTEEM - UDESC) e do GT12 - Grupo de trabalho de Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Atualmente, se dedica às pesquisas relacionadas as competências estatísticas do professor de matemática, jogos e materiais alternativos para ensino de estatística e resolução de problemas.

  • Elisa Henning, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Estatística pela Universidade Aberta de Portugal (2014), especialização em Matemática e Estatística (UFLA) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa na área de Estatística Aplicada à Engenharia, nomeadamente ao Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil e Métodos Estatísticos para a Pesquisa em Educação.

  • Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutorado e Mestrado, em Engenharia de Produção - UFSC e pós-doutora em Educação Matemática pelo Institut National de Recherche Pédagogique-INRP, Lyon-França. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Professora associada do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Matemática e Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática: Tecnologias, Ensino Superior e Formação Docente.

Published

2023-12-13

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Artigo

How to Cite

Analysis of distractors: an interpretation by the nominal response model of Enade 2017 items applied to the Degree in Mathematics: uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023026, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100042. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/274896. Acesso em: 19 apr. 2025.