Análisis de distractores: una interpretación por el modelo de respuesta nominal de los ítems de Enade 2017 aplicados a la Licenciatura en Matemáticas

uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100042

Palabras clave:

Evaluación a gran escala, Modelo de Respuesta Nominal, Licenciatura en Matemáticas.

Resumen

Las pruebas basadas en ítems de opción múltiple a menudo usan la Teoría de Respuesta al Ítem para estimar parámetros dentro de modelos dicotómicos. Sin embargo, el Modelo de Respuesta Nominal permite estudiar ítems politómicos considerando la información obtenida en el análisis de las alternativas elegidas por los encuestados. En ese sentido, la presente investigación tiene como objetivo interpretar el contenido y las alternativas de los ítems de la ENADE 2017 referentes a las carreras de Licenciatura en Matemáticas a fin de contribuir a la profundización del análisis edométrico de dicha prueba, a través de un abordaje cuantitativo y cualitativo, concomitantemente utilizando el Modelo de Respuesta Nominal y la perspectiva del análisis de errores en matemáticas. Los resultados indican que la prueba ENADE 2017 para la Licenciatura en Matemáticas contenía ítems que debían ser revisados ​​por expertos en el área y aclaraba algunos razonamientos de los encuestados.

Biografía del autor/a

  • Sandra Cristina Martini Rostirola, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED. Possui mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, pelo PPGECMT da UDESC e Licenciatura em Matemática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense (IFC), onde desenvolve atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Também tem experiência na área da Educação no ensino de Matemática, atuando como professora nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (NEPESTEEM - UDESC) e do GT12 - Grupo de trabalho de Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Atualmente, se dedica às pesquisas relacionadas as competências estatísticas do professor de matemática, jogos e materiais alternativos para ensino de estatística e resolução de problemas.

  • Elisa Henning, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Estatística pela Universidade Aberta de Portugal (2014), especialização em Matemática e Estatística (UFLA) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa na área de Estatística Aplicada à Engenharia, nomeadamente ao Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil e Métodos Estatísticos para a Pesquisa em Educação.

  • Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutorado e Mestrado, em Engenharia de Produção - UFSC e pós-doutora em Educação Matemática pelo Institut National de Recherche Pédagogique-INRP, Lyon-França. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Professora associada do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Matemática e Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática: Tecnologias, Ensino Superior e Formação Docente.

Publicado

2023-12-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Análisis de distractores: una interpretación por el modelo de respuesta nominal de los ítems de Enade 2017 aplicados a la Licenciatura en Matemáticas: uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023026, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100042. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/274896. Acesso em: 19 apr. 2025.