A pesquisa em educação
histórico e tendências temáticas na pós-graduação stricto sensu do Pará, Região Norte, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100024Palavras-chave:
história da educação, Pós-graduação em Educação, Educação SuperiorResumo
Esta pesquisa analisou as produções científicas sobre o surgimento da pesquisa em Educação na Região Norte e as tendências temáticas de três programas de pós-graduação stricto sensu das universidades públicas federal e estadual do Pará, Brasil entre os anos de 2005 a 2021 por meio da pesquisa bibliográfica e documental, na qual foram analisadas um total de 820 dissertações com base na análise temática e descritiva. Como resultado constatou-se que o surgimento da Pesquisa em Educação ocorreu após um longo percurso que culminou na militância intelectual dos líderes de grupos de pesquisas no fazer científico-acadêmico. No âmbito das pós-graduações identificou-se elevada diversidade de temas, sendo no programa PPGED-UFPA (55), PPGED-UEPA (37) e PPEB-UFPA (22) com maior frequência absoluta na temática da Formação de Professores, Ensino de Matemática e Currículo. Ambos com influência direta do contexto histórico, sociopolítico e econômico.
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