A pesquisa em educação

histórico e tendências temáticas na pós-graduação stricto sensu do Pará, Região Norte, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100024

Palavras-chave:

história da educação, Pós-graduação em Educação, Educação Superior

Resumo

Esta pesquisa analisou as produções científicas sobre o surgimento da pesquisa em Educação na Região Norte e as tendências temáticas de três programas de pós-graduação stricto sensu das universidades públicas federal e estadual do Pará, Brasil entre os anos de 2005 a 2021 por meio da pesquisa bibliográfica e documental, na qual foram analisadas um total de 820 dissertações com base na análise temática e descritiva. Como resultado constatou-se que o surgimento da Pesquisa em Educação ocorreu após um longo percurso que culminou na militância intelectual dos líderes de grupos de pesquisas no fazer científico-acadêmico. No âmbito das pós-graduações identificou-se elevada diversidade de temas, sendo no programa PPGED-UFPA (55), PPGED-UEPA (37) e PPEB-UFPA (22) com maior frequência absoluta na temática da Formação de Professores, Ensino de Matemática e Currículo. Ambos com influência direta do contexto histórico, sociopolítico e econômico.

Biografia do Autor

  • Gracilene Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Mestra pelo programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) da Universidade Federal do Pará – (UFPA), Campus Abaetetuba na linha de pesquisa em Políticas Públicas. Área Educação. Especialista em Pesquisa em Educação/UFPA, Campus de Castanhal. Graduada em Licenciatura Educação do Campo com Hab. Ciências Naturais/UFPA. Experiência em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo atuado na condição de Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Diversidade/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós‐Graduação (PROPESP) e Observatório de Políticas Públicas do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte - CECAMPE NORTE/UFPA/FNDE. Integrante do grupo de estudos em Políticas Públicas, Biodiversidade e Sustentabilidade (GEPOBIOS) na Amazônia Tocantina.

  • João Batista Santiago Ramos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em filosofia e ciências da educação pela Universidade do Porto - Portugal. É Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. Especialista em História da Educação na Amazônia. Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1992). Docente no programa de pós-graduação em Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) e na Pós-graduação em Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Latino Americana e antropologia filosófica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Filosofia, Utopia, Globalização, Libertação e Ética

  • Yvens Ely Martins Cordeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Atualmente é Professor Adjunto III na Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM) na Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando principalmente na pesquisa, ensino e extensão na área da educação, meio ambiente e agricultura familiar. É vice coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades – (PPGCITI/ UFPA) na linha de políticas públicas. Área: Educação.  Atua também como Vice Coordenador Geral do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte - CECAMPE Norte/UFPA/FNDE. É líder do grupo de estudos em Políticas Públicas, Biodiversidade e Sustentabilidade (GEPOBIOS) na Amazônia Tocantina.

Publicado

18-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A pesquisa em educação: histórico e tendências temáticas na pós-graduação stricto sensu do Pará, Região Norte, Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023024, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100024. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/274921. Acesso em: 6 nov. 2024.