A pesquisa em educação

histórico e tendências temáticas na pós-graduação stricto sensu do Pará, Região Norte, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100024

Palabras clave:

history of education, postgrado en educación, enseñanza superior

Resumen

Esta investigación analizó las producciones científicas sobre el surgimiento de la investigación en Educación en la Región Norte y las tendencias temáticas de tres programas de posgrado stricto sensu de las universidades públicas federales y estatales de Pará, Brasil entre los años 2005 y 2021 a través de la investigación bibliográfica y documental, en la que se analizaron un total de 820 disertaciones basadas en el análisis temático y descriptivo. Como resultado, se encontró que el surgimiento de la Investigación en Educación ocurrió después de un largo viaje que culminó en la militancia intelectual de los líderes de los grupos de investigación en el trabajo científico-académico. En el ámbito de los estudios de posgrado, se identificó una alta diversidad de temas, quedando en el programa PPGED-UFPA (55), PPGED-UEPA (37) y PPEB-UFPA (22) con absoluta mayor frecuencia en el tema de Formación Docente, Enseñanza de Matemáticas y Currículo. Ambos con influencia directa del contexto histórico, sociopolítico y económico.

Biografía del autor/a

  • Gracilene Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Mestra pelo programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) da Universidade Federal do Pará – (UFPA), Campus Abaetetuba na linha de pesquisa em Políticas Públicas. Área Educação. Especialista em Pesquisa em Educação/UFPA, Campus de Castanhal. Graduada em Licenciatura Educação do Campo com Hab. Ciências Naturais/UFPA. Experiência em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo atuado na condição de Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Diversidade/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós‐Graduação (PROPESP) e Observatório de Políticas Públicas do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte - CECAMPE NORTE/UFPA/FNDE. Integrante do grupo de estudos em Políticas Públicas, Biodiversidade e Sustentabilidade (GEPOBIOS) na Amazônia Tocantina.

  • João Batista Santiago Ramos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em filosofia e ciências da educação pela Universidade do Porto - Portugal. É Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. Especialista em História da Educação na Amazônia. Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1992). Docente no programa de pós-graduação em Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) e na Pós-graduação em Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Latino Americana e antropologia filosófica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Filosofia, Utopia, Globalização, Libertação e Ética

  • Yvens Ely Martins Cordeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Atualmente é Professor Adjunto III na Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM) na Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando principalmente na pesquisa, ensino e extensão na área da educação, meio ambiente e agricultura familiar. É vice coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades – (PPGCITI/ UFPA) na linha de políticas públicas. Área: Educação.  Atua também como Vice Coordenador Geral do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte - CECAMPE Norte/UFPA/FNDE. É líder do grupo de estudos em Políticas Públicas, Biodiversidade e Sustentabilidade (GEPOBIOS) na Amazônia Tocantina.

Publicado

2023-10-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A pesquisa em educação: histórico e tendências temáticas na pós-graduação stricto sensu do Pará, Região Norte, Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023024, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100024. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/274921. Acesso em: 19 apr. 2025.