A pesquisa em educação

histórico e tendências temáticas na pós-graduação stricto sensu do Pará, Região Norte, Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100024

Keywords:

history of education, postgraduate in education, higher education

Abstract

This research analyzed the scientific productions on the emergence of research in Education In the Northern Region and the thematic trends of three stricto sensu graduate programs of the federal and state public universities of Pará, Brazil between the years 2005 and 2021 through bibliographic and documentary research, in which a total of 820 dissertations were analyzed based on thematic and descriptive analysis. As a result, it was found that the emergence of Research in Education occurred after a long journey that culminated in the intellectual militancy of the leaders of research groups in the scientific-academic work. In the scope of graduate studies, a high diversity of themes was identified, being in the program PPGED-UFPA (55), PPGED-UEPA (37) and PPEB-UFPA (22) with absolute higher frequency in the theme of Teacher Education, Mathematics Teaching and Curriculum. Both with direct influence of the historical, sociopolitical and economic context.

Author Biographies

  • Gracilene Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Mestra pelo programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) da Universidade Federal do Pará – (UFPA), Campus Abaetetuba na linha de pesquisa em Políticas Públicas. Área Educação. Especialista em Pesquisa em Educação/UFPA, Campus de Castanhal. Graduada em Licenciatura Educação do Campo com Hab. Ciências Naturais/UFPA. Experiência em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo atuado na condição de Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Diversidade/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós‐Graduação (PROPESP) e Observatório de Políticas Públicas do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte - CECAMPE NORTE/UFPA/FNDE. Integrante do grupo de estudos em Políticas Públicas, Biodiversidade e Sustentabilidade (GEPOBIOS) na Amazônia Tocantina.

  • João Batista Santiago Ramos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em filosofia e ciências da educação pela Universidade do Porto - Portugal. É Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. Especialista em História da Educação na Amazônia. Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1992). Docente no programa de pós-graduação em Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) e na Pós-graduação em Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Latino Americana e antropologia filosófica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Filosofia, Utopia, Globalização, Libertação e Ética

  • Yvens Ely Martins Cordeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Atualmente é Professor Adjunto III na Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM) na Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando principalmente na pesquisa, ensino e extensão na área da educação, meio ambiente e agricultura familiar. É vice coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades – (PPGCITI/ UFPA) na linha de políticas públicas. Área: Educação.  Atua também como Vice Coordenador Geral do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte - CECAMPE Norte/UFPA/FNDE. É líder do grupo de estudos em Políticas Públicas, Biodiversidade e Sustentabilidade (GEPOBIOS) na Amazônia Tocantina.

Published

2023-10-18

Issue

Section

Artigo

How to Cite

A pesquisa em educação: histórico e tendências temáticas na pós-graduação stricto sensu do Pará, Região Norte, Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023024, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100024. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/274921. Acesso em: 19 apr. 2025.