A produção simbólica nos programas de pós-graduação em Educação
contribuições para o campo científico da Educação Matemática no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id276672Palavras-chave:
Sociologia, Pierre Bourdieu, História da educação matemáticaResumo
Os elementos de constituição de um novo campo científico, os fatores que resultam na sua conservação e as relações com campos vizinhos, são temas que norteiam nossas investigações. Com base dos estudos do sociológico francês Pierre Bourdieu e da sociologia histórica, consideramos os aspectos intrínsecos a existência de um campo científico: a sua produção simbólica, as instituições, seus agentes e o habitus científico, elementos estes que contribuem diretamente tanto para a sua criação quanto manutenção. Neste sentido, nos debruçamos a investigar o campo da Educação Matemática no Brasil, mais especificamente na microrregião do Mato Grosso do Sul (MS), desenvolvendo um estudo historiográfico que nos permitiu compreender a relação entre este campo, a história do ensino de nível superior no Brasil e a criação do sistema nacional de pós-graduação. O recorte aqui apresentado dá enfoque aos resultados obtidos na investigação das produções simbólicas do tipo teses e dissertações, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos em Educação do estado de MS no período de 1990 a 2020, obtidos mediante uma revisão sistemática nas bases de dados digitais, e a sua articulação com a criação e possível consolidação do campo científico da Educação Matemática na microrregião. Por fim, apresentamos os resultados obtidos por meio destas produções e a importância nas contribuições de campos vizinhos, como o da Educação, para a criação do campo da Educação Matemática.
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