A produção simbólica nos programas de pós-graduação em Educação

contribuições para o campo científico da Educação Matemática no Mato Grosso do Sul

Autores

  • Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

      DOI:

      https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id276672

      Palavras-chave:

      Sociologia, Pierre Bourdieu, História da educação matemática

      Resumo

      Os elementos de constituição de um novo campo científico, os fatores que resultam na sua conservação e as relações com campos vizinhos, são temas que norteiam nossas investigações. Com base dos estudos do sociológico francês Pierre Bourdieu e da sociologia histórica, consideramos os aspectos intrínsecos a existência de um campo científico: a sua produção simbólica, as instituições, seus agentes e o habitus científico, elementos estes que contribuem diretamente tanto para a sua criação quanto manutenção. Neste sentido, nos debruçamos a investigar o campo da Educação Matemática no Brasil, mais especificamente na microrregião do Mato Grosso do Sul (MS), desenvolvendo um estudo historiográfico que nos permitiu compreender a relação entre este campo, a história do ensino de nível superior no Brasil e a criação do sistema nacional de pós-graduação. O recorte aqui apresentado dá enfoque aos resultados obtidos na investigação das produções simbólicas do tipo teses e dissertações, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos em Educação do estado de MS no período de 1990 a 2020, obtidos mediante uma revisão sistemática nas bases de dados digitais, e a sua articulação com a criação e possível consolidação do campo científico da Educação Matemática na microrregião. Por fim, apresentamos os resultados obtidos por meio destas produções e a importância nas contribuições de campos vizinhos, como o da Educação, para a criação do campo da Educação Matemática.

      Biografia do Autor

      • Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

        Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEDUMAT-UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

      • Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

        Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática pelo Instituto de Matemática (PPGEDUMAT-INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

      Publicado

      10-10-2025

      Edição

      Seção

      Artigos

      Como Citar

      A produção simbólica nos programas de pós-graduação em Educação: contribuições para o campo científico da Educação Matemática no Mato Grosso do Sul. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id276672. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/276672. Acesso em: 18 out. 2025.