Políticas públicas de educação financeira

do processo histórico às ações práticas em Instituições de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100036

Palavras-chave:

políticas públicas em educação, educação financeira, educação financeira na educação superior

Resumo

Em tempos mais atuais, a urgência de educar-se financeiramente emerge em meio a discussões que ocorrem no âmbito de organismos multilaterais e governos no mundo todo, com o propósito de formar cidadãos conscientes do impacto de suas ações como agentes financeiros individuais na sociedade global, por meio da educação. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo é analisar o contexto histórico da Educação Financeira como política pública no Brasil, até se chegar ao mapeamento das principais ações práticas no ensino superior, após a implementação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Quanto à metodologia, é feito um levantamento bibliográfico dos trabalhos científicos publicados e disponibilizados nas plataformas Portal de Periódicos da Capes e SciELO-Brasil, no período compreendido entre 2011 e 2021, que abordam a educação financeira como política pública no contexto da educação superior. Como resultado, percebe-se que os estudantes da educação superior têm ficado à margem das políticas públicas sobre o tema e as Universidades têm atuado de forma tímida como disseminadoras do letramento financeiro e produção de conhecimento científico, por meio de publicações acadêmicas que podem contribuir para o aprimoramento e expansão do alcance da ENEF.

Biografia do Autor

  • Daniela Cristina Lourenço Bufalo, Universidade de Sorocaba

    Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Pós-Graduada em Formação de Professores e MBA Internacional pela Ohio University em Business Leadership. Formada em Ciências Econômicas. 

  • Rafael Ângelo Bunhi Pinto, Universidade de Sorocaba (Uniso)

    Pós-doutorando pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (campus Sorocaba). Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2016), mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2007), especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Universidade de Caxias do Sul - UCS e Instituto de Gestão e Liderança Universitária - Centro IGLU/Brasil (2009), especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade de Sorocaba (2005) e graduado em Administração (habilitação em Comércio Exterior) pela Universidade de Sorocaba (2002). Atualmente, é Assessor Acadêmico e de Planejamento, Procurador Institucional e Professor da Universidade de Sorocaba, lecionando os componentes curriculares Simulação Empresarial, Modelos de Gestão, Teoria Geral da Administração, Administração Aplicada à Engenharia, Tópicos Emergentes e Prática de Pesquisa. Também é Vice-Presidente e Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba. Tem experiência nas áreas de Teorias da Administração, Gestão e Planejamento Organizacional, Simulação Empresarial, Avaliação Institucional, Políticas Públicas, Universidades Comunitárias e Legislação Educacional.

Publicado

19-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Políticas públicas de educação financeira: do processo histórico às ações práticas em Instituições de Ensino Superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023023, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100036. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/277165. Acesso em: 15 fev. 2025.